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Apesar dos números de dezembro ainda não estarem fechados, calcula-se que, no Brasil, tenham sido vendidas em torno de 1 milhão de câmeras fotográficas digitais em 2005, mais que o dobro das 400 mil comercializadas em 2004. O segmento das digitais tem tido saltos de quase 100% há três anos, por causa da queda de preços e a busca do consumidor por máquinas com resolução cada vez maior.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Material Fotográfico e Imagem (Abimfi), divulgados nesta terça-feira pelo jornal "Valor", apontam que a base instalada de câmeras digitais no país esteja próxima das 2,5 milhões de máquinas, montante que não chega a 10% do parque de câmeras analógicas (30 milhões), mas as vendas destas últimas estão estagnadas, o que poderá levar o total de digitais a encostar mas analógicas muito brevemente.

O instituto alemão GFK, que acompanha as estatísticas brasileiras de fotografia digital, aponta a evolução na exigência do consumidor: as câmeras com 4 e 5 megapixels de resolução eram 30% do total das vendas até maio, mas passaram a responder por 39% em novembro. Já os modelos com entre 5 e 6 megapixels, que respondiam por 8% do total até maio, alcançaram 15% das vendas no final do ano.

Segundo o "Valor", a demanda atraiu também um grande número de fornecedores: no final do ano eram quase 30 marcas diferentes, o que contribui para a queda no preço.

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