O mercado brasileiro de PCs encerrou 2013 com um total de 13,9 milhões de computadores vendidos, queda de 10% na comparação com 2012. Para a consultoria IDC, autora do estudo, os números refletem a preferência dos consumidores por tablets e smartphones.
O último trimestre do ano, que tradicionalmente concentra a maior parcela do volume de vendas, ficou aquém do esperado, e mesmo com as promoções de Natal apresentou volume 6% menor na comparação com o ano anterior. Nos três últimos meses de 2013, foram vendidas 3,5 milhões de unidades.
Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil, explica que nos últimos oito anos houve uma popularização e consolidação dos PCs no mercado. "Agora, o que era uma tendência queda nas vendas de PCs passou a ser realidade e o setor começa a viver um momento de maturidade, com oscilações mais conservadoras", disse.
As vendas de fim de ano foram muito concentradas em outros dispositivos como tablets e smartphones, o que traz um impacto negativo nas vendas de PCs. "Os consumidores estão buscando opções mais econômicas e que, em muitos casos, figuram ao usuário uma alternativa para consumo e interação", diz o analista.
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