• Carregando...

São Paulo - A vendas de veículos no mercado brasileiro somaram 271,4 mil unidades em março de 2009, o que representa um crescimento de 16,95% sobre igual mês do ano passado e uma alta de 36,1% ante fevereiro, segundo fontes do setor. O número coloca o mês de março como o segundo melhor mês da história da indústria e também como o melhor março. O forte desempenho está atrelado à isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na venda de carros novos e à expectativa de que o benefício se encerraria no mês passado.

No acumulado dos primeiros três meses de 2009 foram comercializados 668.314 mil veículos, o que representa uma expansão de 3,14% sobre igual intervalo do ano passado, ou uma adição de 20.354 unidades. O trimestre também ocupa a posição de melhor primeiro trimestre de todos os tempos. Os números completos de março serão divulgados segunda-feira, dia 6, pela Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea).

Toyota

Uma das montadoras mais beneficiadas pelo período de redução do IPI foi a Toyota. A empresa fechou o primeiro trimestre de 2009 com crescimento de 40% nas vendas, com um total de 18.733 unidades comercializadas. Só em março foram vendidos 8.608 veículos, o que representa uma expansão de 97% sobre igual mês do ano passado.

Apesar do forte desempenho, o vice-presidente da Toyota Mercosul, Luiz Carlos Andrade Júnior, prefere não fazer projeções de vendas, mesmo com a prorrogação da isenção do IPI. "A expectativa é de que o mês de abril seja mais fraco, de um maio morno e um junho mais forte, por conta mais uma vez da fim do IPI", avalia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]