Varejo no Brasil
As vendas do comércio registraram expansão de 8,9% no acumulado de janeiro a novembro de 2012. No acumulado do ano, os setores com melhores desempenhos foram móveis e eletrodomésticos (12,7%), equipamentos de escritório, informática e comunicação (12,2%).
As vendas no comércio varejista do Paraná aumentaram 9% em novembro de 2012, em comparação com o mesmo mês de 2011, e acumulam alta de 10,8% de janeiro a novembro de 2012, ante idêntico período do ano anterior. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (15).
Com o desempenho acumulado no ano, o estado tem o sétimo melhor desempenho, entre 27 locais pesquisados, empatado com Pernambuco. O resultado tem participação, sobretudo, das vendas do setor no qual estão incluídos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, com alta de 22,1% no mesmo período. Artigos de uso pessoal e doméstico (22%) e hipermercados e supermercados (11%) também tiveram bom desempenho.
Na comparação entre novembro de 2012 e o mesmo mês do ano anterior, os artigos de uso pessoal puxaram a alta, com variação positiva de 24,6%. O único item que apresentou queda nas vendas foi o de móveis e eletrodomésticos, que caiu 0,5% na mesma comparação.
No acumulado dos últimos 12 meses, o Paraná tem saldo positivo nas vendas de 11%. O resultado coloca o estado em 7º lugar no ranking nacional. A variação foi puxada principalmente pelo setor de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria.
Receita nominal
A receita nominal no Paraná, valor total gasto com os produtos, subiu acima do volume de vendas em 2012. No ano, o índice acumulado paranaense ficou em 14% até novembro, e fechou acima da média nacional de 12,5%. Na comparação mensal, o comércio do estado teve aumento de 14,3%, comparando novembro de 2012 com o mesmo mês de 2011.
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