O comércio varejista no Brasil avançou 2,4% em dezembro de 2009 ante novembro, retirados os efeitos sazonais. Esse resultado proporcionou um incremento de 5,8% no movimento do varejo do País no ano passado, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Contudo, os efeitos da crise financeira mundial no Brasil fizeram com que o resultado de 2009 do setor ficasse abaixo do ritmo da expansão de 2008, quando o crescimento foi de 13,9%.

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De acordo com a pesquisa, o destaque das vendas de varejo nacionais foi o segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, que apresentou expansão de 12,8% em 2009. Esse desempenho, segundo o estudo, foi proporcionado por alguns fatores, em especial os estímulos tributários concedidos pelo governo, a melhora gradual da confiança das famílias e a recuperação da concessão de crédito.

O segundo melhor desempenho foi registrado por dois setores que avançaram 7,9% no ano passado, os de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios e o de Veículos, Motos e Peças. Segundo a Serasa Experian, somente dois segmentos registraram números negativos: Material de Construção (-13,7%) e Combustíveis e Lubrificantes (-2,0%).

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