• Carregando...

A Volvo, segunda maior fabricante de caminhões do mundo, apresentou queda de 7% em seus resultados globais no último trimestre de 2011. O número foi puxado pela crise da dívida na Europa, onde a companhia tem seu maior mercado consumidor. Apenas no continente, as vendas da montadora – que tem uma fábrica de caminhões e ônibus em Curitiba – caíram 24%.

Diante do cenário, a montadora já cortou parte de sua produção no continente. A Volvo, no entanto, diz acreditar que a venda de caminhões na Europa está caminhando para uma recuperação ao longo de 2012. No Brasil, a empresa teve um ano forte em 2011. A montadora vendeu 19,1 mil unidades durante o ano, aumento de 24,5% em relação ao ano anterior. O crescimento ficou acima do registrado pelo setor, que ampliou as vendas em 9,5% no período. Com os números, a Volvo passou de 9,7% a 11% de participação no mercado brasileiro.

Parte dos bons números alcançados pela montadora, assim como por todo o setor, é reflexo da antecipação das compras de caminhões feitas no ano passado. O movimento foi causado por uma mudança na legislação ambiental brasileira, que passou a vigorar em janeiro e determinou a mudança no funcionamento dos motores da categoria – os modelos do padrão chamado Euro 5 são menos poluentes, porém mais caros. Em entrevista à Gazeta do Povo em novembro de 2011, o gerente de vendas da Volvo do Brasil, Bernardo Fedalto, comentou o bom momento das vendas no ano, mas já adiantou que o movimento de "pré-compra" poderia resultar em vendas menores para 2012.

Procurada sobre as informações de piora nas vendas globais, a Volvo afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que só deve comentar o assunto em fevereiro, quando irá apresentar os números fechados de 2011 e as expectativas para os próximos meses.

Scania

O mercado brasileiro de ônibus deve registrar queda de 20% este ano e o de caminhões, apresentar estagnação, segundo estimativa do diretor-geral da Scania no Brasil, Roberto Leoncini. "Repetir o desempenho do ano passado no segmento de caminhões é positivo, porque o desempenho do ano passado foi recorde", afirma. Foram vendidos cerca de 170 mil caminhões no Brasil no ano passado.

Segundo o executivo, normalmente os trimestres mais fortes em vendas são o segundo e o terceiro, mas este ano deve ser atípico, com vendas maiores nos dois últimos trimestres. Isso porque o mercado, na sua opinião, estará se adaptando aos novos veículos no padrão Euro 5. No ano passado, a Scania vendeu no Brasil 13.011 caminhões, 1 652 ônibus e 2.515 motores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]