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São Paulo – Levantamento divulgado ontem pelo Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC Brasil) apontou que as vendas por meio de cheques e crediário apresentaram crescimento em maio no país. No mês passado, as consultas para análise de crédito feitas ao banco de dados da empresa cresceram 11,14% sobre o mesmo período de 2005. Na comparação com abril de 2006, o resultado foi ainda mais expressivo: alta de 26,88%.

O SPC Brasil destacou que os brasileiros "limparam o nome" em maio e foram às compras "com vontade". De acordo com a companhia, a multiplicação das prestações oferecidas, especialmente por grandes redes de varejo, é uma das explicações para esse crescimento.

Outros fatores citados pelo SPC Brasil foram o tradicional impacto do Dia das Mães; o reajuste do salário mínimo; e a fraca base de comparação com abril de 2006, já que o quarto mês do ano contou com menos dias úteis, além de ter começado em um sábado, considerado para a maioria dos estabelecimentos brasileiros um dia "pela metade".

A companhia salientou que o aumento no volume de vendas ainda encontrou sustentação na recuperação de crédito, isto é, daqueles que têm restrições para adquirir bens com cheque e no crediário. As exclusões de registros de inadimplência em maio superaram em 52,59% o número verificado em abril deste ano. O movimento positivo pela reabilitação do crédito na comparação com maio de 2005 foi de 6,59%.

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