• Carregando...

As vendas no varejo brasileiro subiram 4,2% em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o relatório SpendingPulse, divulgado nesta segunda-feira, 30, pela Mastercard Advisors. Com esse resultado, a média dos últimos três meses subiu para 3,2%. Em julho, a alta anual havia sido de 3,7%.

Segundo o relatório, o endividamento das famílias ficou estável em junho, fato que deve apoiar as vendas no varejo se os incentivos de crédito para o consumidor permanecerem. "Neste momento, o desafio é o aumento da inflação, que está elevando as taxas de juros e tornando o crédito mais caro", afirma o comunicado.

Duas categorias cresceram acima do índice geral: supermercados e materiais de construção. Por outro lado, gastos com móveis, eletroeletrônicos e vestuário avançaram em ritmo menor, refletindo declínio de gastos discricionários.

Lançado no Brasil este ano, o SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]