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Grande parte das vagas temporárias abertas pelas empresas no fim do ano é para vendedor. Para garantir uma futura contratação, dizem especialistas, o funcionário deve aprender a conquistar o cliente. "O vendedor é a imagem da loja e precisa ter carisma, saber abordar as pessoas e se comunicar bem", afirma Sirley Machado Maciel, professora do curso Comunicação para Vendedores, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Para Sirley, investir na comunicação é o ponto de partida para quem quer ser um bom vendedor. "Não dá para falar gíria, ter um vocabulário pobre e não saber se expressar. E isso tudo já é visto antes, na hora da entrevista", explica. A postura, a articulação, o tom da voz e os gestos devem ser bem pensados. Outra atribuição que o vendedor precisa ter é domínio sobre o produto que está vendendo, para esclarecer o cliente.

A professora diz também que os vendedores devem evitar os famosos – e muitas vezes irritantes – chavões do comércio, como as frases feitas "Nossa, ficou lindo em você!", ou "Este é o melhor produto do mercado, eu garanto". A aparência também é uma questão a ser pensada. "A pessoa precisa ter consciência de que não pode usar a roupa que quer quando vai trabalhar", diz Maciel. Piercings, maquiagem exagerada e cabelos exóticos também devem ser evitados. (MS)

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