Viagens para Disney em que pagam dois e voam três e taxa de câmbio reduzida para pagamentos em dólar de pacotes para a Europa estão entre as estratégias do setor de turismo para manter o movimento em tempos de crise econômica e alta do dólar. A baixa temporada, que começa mês que vem, trará pacotes com preços até 30% mais baixos que os do segundo semestre de 2014, avalia Magda Nassar, presidente da Braztoa, que reúne as operadoras de turismo no país.

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Mesmo assim, em alguns casos, o consumidor não tem, na prática, uma queda de preços pois a valorização da moeda americana ameniza ou até anula o efeito do desconto.

“Com a crise, os pacotes estão ao menos 20% mais baratos desde o início de 2015, para caberem no bolso do consumidor. Para o turismo, o principal problema não é o preço do dólar, mas a instabilidade, que causa insegurança no viajante”, diz.

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A redução de preço nos pacotes é resultado da queda no valor de bilhetes aéreos e diárias de hotel, diz Leonel Rossi, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). Isso segura as vendas, mas haverá retração: “Devemos fechar 2015 com perda de 7% a 10% em vendas. O doméstico está bem. O internacional é mais sensível”.

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No primeiro semestre, Rossi cita recuo de 7% nas vendas de viagens para o exterior. A Braztoa, porém, nega haver um movimento de substituição de viagens internacionais por outras domésticas. É que o corte nos preços pode compensar a alta do dólar. E, agora, será isca para o turista.

Nordeste

A CVC lança promoção com câmbio reduzido para produtos específicos para a Europa. A cotação do “dólar CVC” desta quarta-feira, por exemplo, é de R$ 2,88.

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“Negociamos redução de 20% em média no preço dos pacotes internacionais. Com isso, praticamos esse câmbio reduzido, que tem efeito na decisão de compra do consumidor”, diz Valter Patriani, vice-presidente da operadora. “Os pacotes nacionais estão até 30% mais baixos. E quem comprar as férias de verão agora terá 60 dias de carência para começar a pagar”, acrescenta.

A TAM Viagens criou um aplicativo para Facebook que alerta o usuário sobre promoções. E a cada dois adultos que compram pacote completo para a Disney, uma criança tem a passagem aérea de graça.

“O importante é manter o mercado funcionando. As operadoras cortaram margem de lucro. A crise é de todos”, diz Miguel Andrade, sócio-diretor da carioca TransMundi.

De olho no mercado doméstico, a Braztoa fará, pela primeira vez, uma semana em agosto de promoções de pacotes exclusivamente para destinos no Nordeste. Os descontos podem chegar a até 40%. Participam do evento 40 operadoras. O evento incluirá ainda promoções para outros destinos no país e no exterior.