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Novidades - Biodiesel e avisos na Linha Verde

O sistema de transporte público de Curitiba pode ser pioneiro novamente em 2008, com a introdução de 14 veículos biarticulados movidos a biodiesel (B100). O projeto, que exigiria o desenvolvimento de motores específicos, é novo no país. Faz parte da Linha Verde, rota que ligará o Pinheirinho ao Centro pela BR 476, com inauguração prevista para abril do ano que vem. "Será uma nova forma de despoluir", explica o gerente da Urbs, empresa da prefeitura que gerencia o tráfego de ônibus. Dentro das estações, outra inovação tecnológica: numa tela, a Urbs avisará quando chega o próximo ônibus.

O ineditismo viário de Curitiba começou em 1974, com as primeiras canaletas para ônibus do país. Em 1991, os ônibus biarticulados inovaram em escala mundial e passaram a ser imitados por outras cidades e países, como São Paulo, Goiânia, Nicarágua e Costa Rica.

Em 2005, os veículos ganharam nova tecnologia, com sistema de localização GPS e música via MP3. (HC)

Depois de fornecer os chassis para a nova frota de ônibus de Bogotá, capital da Colômbia, a divisão de ônibus da Volvo na América Latina (Volvo Bus Latin America) recebeu a encomenda de mais 187 unidades para a implementação do sistema de transporte urbano rápido (BRT) de Santiago de Cali, cidade colombiana com 2,8 milhões de habitantes. O contrato é de US$ 20 milhões, com a possibilidade de fechar um segundo no ano que vem.

A produção será dividida entre a fábrica sueca de Boras e a instalada na Cidade Industrial de Curitiba, que fabricarão 57 unidades articuladas, medindo 18 metros cada (B12MA), e 130 ônibus de 12 metros (B7R), para entrega prevista entre agosto e novembro deste ano. Os compradores colombianos são o Grupo Integrado de Transporte Masivo e Blanco y Negro Masivo, responsáveis por 60% do projeto.

O volume do contrato equivale a 14% da meta de quantidade de produção anual da divisão da Volvo na América Latina, que é de 1,3 mil unidades em 2007.

A montagem final do chassi, a cargo da GM, se dará em Bogotá. Ali, a gaúcha Marcopolo produzirá as carrocerias, em sua subsidiária. A segunda fase de compras para o sistema viário de Santiago de Cali será no ano que vem, quando também devem ser encomendados 187 chassis.

A Volvo Bus é líder mundial na adaptação de ônibus para sistemas viários inteligentes. O sistema Transmilenio BRT, adotado pela Colômbia primeiramente na capital Bogotá, é considerado o maior e mais eficiente do mundo. Poucos anos após a instalação, já contribuiu para melhorias urbanas e ajudou a diminuir a taxa de acidentes.

O modelo adotado em Santiago de Cali é chamado de Mio, e é bastante similar ao de Curitiba: linhas que cruzam a cidade, pistas exclusivas para o ônibus e estações elevadas, com linhas "alimentadoras" complementares. O sistema foi adaptado para a cidade pelas empresas envolvidas no projeto.

"As vantagens são muitas, como melhorias no trânsito, no meio ambiente e na qualidade de vida", diz o presidente da multinacional na América Latina, Per Gabell.

Enquanto o sistema de transporte colombiano é mais moderno, o pioneiro foi o de Curitiba, em 1974, antes mesmo de o termo "Bus Rapid Transit" (trânsito rápido de ônibus, ou BRT) ser criado.

A Volvo já apresentou à Prefeitura Municipal de Curitiba as vantagens do ônibus inteligente, que permite o monitoramento de informações sobre o motorista, por exemplo. As adaptações são estudadas para o futuro. "O acréscimo no preço desse tipo de veículo não chega a 10%", diz Per Gabell.

Outra capital que estuda encomendas é o Rio de Janeiro. A Volvo também já produziu ônibus para a cidade do México e León, no México, Santiago, no Chile, Göteborg, na Suécia, Helsinki, na Finlândia, entre outros.

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