O Wal-Mart anunciou nesta segunda-feira que fechará seu escritório em Moscou, embora ainda esteja interessado em ingressar no mercado russo por meio de uma aquisição atrativa.

CARREGANDO :)

"Considerando que decidimos entrar no mercado por meio de aquisições, e não crescimento orgânico, e considerando que não há parceiros de aquisição no curto prazo, não há razão em manter nosso escritório em Moscou", afirmou o presidente-executivo do Walmart International, Doug McMillon.

"Continuamos entusiasmados com os negócios internacionais, incluindo mercados onde já operamos, como Brasil, China e Índia, onde temos vastas oportunidades de crescimento", acrescentou o executivo em nota.

Publicidade

Em meados de outubro, o jornal Vedomosti informou que a maior varejista mundial estaria disputando com o grupo russo X5 a aquisição da rede supermercadista Kopeika.

A entrada do grupo norte-americano na Rússia tem sido aguardada há anos, mas nenhuma ação foi dada até o momento. Negociações com a Kopeika têm ocorrido desde 2002.

"De tempos em tempos, o Wal-Mart vem e dá uma olhada (na Kopeika)", afirmou um banqueiro à Reuters, na ocasião. "Eles estão sempre no processo de considerar aquisições na Rússia", acrescentou a fonte.