• Carregando...

Um fato novo na indústria de software pode fazer com que o mercado dê mais atenção ao varejo em 2007, em detrimento do atraente mercado corporativo. É a chegada do Windows Vista. "O primeiro grande apelo do sistema operacional é justamente o segmento doméstico, porque o mundo corporativo é muito cauteloso para adotar o novo", diz Flávio Philbert, da Itautec. Ele acredita que o novo sistema deve impulsionar a demanda por máquinas de configurações melhores – justamente o foco da empresa. "Além disso, uma parte das condições que levaram ao boom se mantém e até melhora em 2007, com a faixa maior de isenção." Neste cenário, o executivo espera um crescimento nos mesmos níveis de 2006 ao longo deste ano.

A multinacional HP começou o ano revisando as necessidades e ampliando seus pedidos de matéria-prima. "No ano passado, a demanda foi maior do que imaginávamos. Poderíamos ter vendido mais e por isso estamos agora ampliando a produção para nos preparar", diz a diretora do grupo de sistemas pessoais para consumo, Valéria Molina.

A HP é líder no mercado de notebooks, com 28% de market share e entrou apenas no fim de 2005 no segmento de desktops para o varejo. "Foi um ano muito importante para consolidarmos essa linha." Às vésperas de publicar seu balanço anual, a empresa não divulga os números do ano passado. No mercado de tecnologia da informação como um todo, ela cresceu 33% em relação a 2005. Segundo os dados mundiais divulgados pela matriz, a América Latina é a região onde os negócios da HP mais crescem no mundo – liderada pelo Brasil.

Para este ano, a diretora acredita em um crescimento do mercado ainda maior que o registrado em 2006. "O segmento de entrada (computadores mais simples) deve continuar crescendo. Além disso, os modelos de melhor configuração devem sofrer uma redução nos preços, por causa da isenção dos tributos, e o espaço para crescer será maior", diz Valéria. "Existe demanda para vários modelos." (CS)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]