• Carregando...
Completinho: fabricante colocou na primeira versão de seu tablet todos os recursos que faltaram no principal concorrente | Fotos: Divulgação
Completinho: fabricante colocou na primeira versão de seu tablet todos os recursos que faltaram no principal concorrente| Foto: Fotos: Divulgação

Ficha técnica

Confira as informações sobre o tablet Xoom, da Motorola

Capacidade: 32 GB

Sistema operacional: Android

Resolução: 1280x800 pixels

Bateria: Lithium-ion

Dimensões: 250mm (L) x 168 mm (A) x 13 mm (P)

Peso: 730 gramas

Cartão de memória: microSD

Câmera: 5.0

Formatos aceitos: AAC, MP3

Conexões sem fio: wi-fi, bluetooth, celular 3G

Acessórios: suportes, teclado e protetor

Fonte: Motorola Mobility

São Paulo - Enquanto os brasileiros aguardam o lançamento do iPad 2, ansiosos por recursos que os usuários sentiram falta quando conheceram a primeira versão do aparelho, a Motorola saiu na frente e lançou para a América Latina seu tablet com conexão Wi-fi, 3G e bluetooth, o principal concorrente de peso para o iPad 1 da Apple, de sistema operacional iOS. O primeiro tablet dual core do mundo e a ter a potente versão Honeycomb Android 3.0, é capaz de rodar flash, tem câmera frontal e traseira, portas USB, memória de 1GB e a possibilidade de abrir várias guias em uma única janela do navegador – pontos a favor da marca, na comparação com o concorrente mais antigo. Chega às lojas em até 15 dias, com preço sugerido de R$ 1.899.

Especialistas em tecnologia garantem, desde o lançamento do Xoom nos Estados Unidos, que o tablet não decolou entre os usuários americanos. O presidente mundial e CEO da Motorola Mobility, Sanjay Jha, não admite e justifica. "A formação de filas imensas nas portas das lojas para adquirir o dispositivo é um indicativo do sucesso dele. Temos um tablet muito competitivo", diz. A fabricante não revela números, mas estima uma disputa acirrada com a concorrência nos países da América Latina, principalmente no Brasil. "A marca é muito bem aceita pelos brasileiros, temos a fábrica local (em Jaguariúna, no interior de São Paulo), e um produto customizado", avalia o gerente de produtos da Motorola no Brasil, Edson Bortolli. "A expectativa é de ter planos e incentivos que tornem o produto bastante acessível."

Nas mãos

Ao experimentar o produto, a constatação: Sanjay Jha não está blefando. Além de oferecer diversos itens que o iPad não disponibiliza, tem um navegador muito rápido, que poderia, tranquilamente, substituir um computador para navegação na internet. O menu na tela inicial agiliza a navegação e permite acessar milhares de opções de serviços, informações, mídia e entretenimento, muitas delas gratuitas, por meio de um clique no aplicativo Market.

Feito principalmente para visualização de vídeos e fotografias, o Xoom oferece os mais recentes serviços Google – Gmail, YouTube, Maps e Talk – otimizados para tela de 10.1 polegadas, com ícones prontos para serem explorados assim que o aparelho é iniciado. "Outra preocupação foi oferecer conteúdos locais e relevantes ao público brasileiro, inclusive com promoções especiais em alguns estabelecimentos para clientes usuários do tablet Motorola", destaca Sanjay Jah. Inicialmente, os usuários terão à disposição cinco revistas do Grupo Abril durante três meses e mais 50% de desconto nas assinaturas, além de seis livros em língua portuguesa, fornecidos pela Editora Saraiva.

Evolução

O upgrade do Xoom está previsto para ser lançado no segundo semestre, com mais poder de processamento e maior espaço de memória, detalhes ainda não revelados pela Motorola.

A repórter viajou a convite da Motorola.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]