• Carregando...
Cerca de 38 mil estudantes visitaram a feira de profissões da UFPR neste ano | Felipe Rosa / Gazeta do Povo
Cerca de 38 mil estudantes visitaram a feira de profissões da UFPR neste ano| Foto: Felipe Rosa / Gazeta do Povo

23 – Bem perto da comunidade

Os cursos de extensão ajudam a integrar estudantes de diferentes áreas e permitem que pessoas da comunidade participem da vida universitária. Com durações e temas variáveis, os cursos podem ser oferecidos em quaisquer câmpus da universidade. Em 2012, foram conduzidos 55 cursos de extensão.

24 – Uso popular de plantas medicinais

O programa de extensão Plantas Medicinais pretende resgatar o uso popular de plantas com propriedades terapêuticas. Coordenado pela professora Bettina Monika Ruppelt, do câmpus Palotina, o projeto foi o primeiro colocado na temática Saúde de uma avaliação do Ministério da Educação sobre programas e projetos de extensão.

25 – Vestibas vão à feira

Realizada há dez anos, a feira UFPR: Cursos e Profissões é uma oportunidade para que os milhares de candidatos do vestibular conheçam melhor as opções de graduação, tecnólogos e cursos técnicos da instituição. Como os estandes são de responsabilidade dos alunos e cada curso, a feira garante a interação entre veteranos e calouros. Em 2012, cerca de 38 mil pessoas visitaram o evento.

26 – A floresta vira escola

O projeto Floresta-Escola trata-se de uma oportunidade que os alunos de todas as graduações têm de transmitir conhecimentos de educação ambiental para estudantes da educação básica. Os acadêmicos monitoram visitas ao remanescente florestal que existe no câmpus Jardim Botânico, passando por uma trilha de 750 metros.

27 – Lembrança

"Toda a minha formação de médico foi lá. Da graduação até o doutorado. Tive contato com muitos alunos, de vários lugares do Paraná e do mundo também. Vem muita gente de fora para estudar aqui. Foi com essa convivência que aprendi muito sobre outras cidades do estado, pois até então estava acostumado só com curitibanos."Salmo Raskin, formado em Medicina pela UFPR em 1987, geneticista e membro do Projeto Genoma.

28 – Litoral incluído

Com o objetivo de combater a exclusão social de populações do Litoral paranaense, o Programa de Inclusão Social e Produtiva nos Municípios do Litoral do Paraná, trabalha com crianças e adolescentes de 6 a 15 anos para desenvolver valores socioambientais e senso crítico.

29 – Contato entre pesquisadores

A Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) é promovida há quatro anos pela UFPR para incentivar o contato entre pesquisadores da universidade e reúne outros eventos na sua programação. Em 2012, fizeram parte o Evento de Iniciação Científica (Evinci), Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Einti), Encontro de Extensão e Cultura (Enec), Bolsa UFPR 100 Anos e Jovens Pesquisadores, da Associação de Universidades do Grupo Montevideo.

30 – Vida marinha em estudo

O Centro de Estudos do Mar (CEM), em Pontal do Sul, foi inaugurado em 1980 com o nome de Centro de Biologia Marinha. Hoje o espaço agrega os cursos de Oceanografia, Tecnologia em Aquicultura e a pós-graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos. Os laboratórios do CEM são voltados a pesquisas do biótipo marinho do Litoral paranaense.

31 – Rumo à Itália

Parcerias com universidades estrangeiras são cada vez mais comuns na UFPR. Além da mobilidade acadêmica, em 2012, o curso de pós-graduação em Direito fez convênio com a Universidade de Firenze, na Itália, para que os alunos tenham dupla certificação.

32 – Universidade aberta à terceira idade

O projeto Universidade Aberta da Maturidade tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento físico, mental, cultural e social de pessoas idosas de Curitiba e Região Metropolitana. Entre as atividades do projeto de extensão estão aulas de inclusão digital, saúde, direito do idoso, meio ambiente, arte e cultura.

33 – Habitações sustentáveis

O curso de Design investe em sustentabilidade. Com o projeto Casa Sustentável, os alunos desenvolvem habitações destinadas à população carente feitas com dispositivos que, além de pouco impacto ambiental, proporcionam economia, como de água e energia.

34 – Obras fiscalizadas por alunos

Professores e estudantes do escritório modelo de Engenharia e Arquitetura vão, junto com o Tribunal de Contas do Estado, fiscalizar as condições técnicas e valores de algumas obras da Copa 2014 em Curitiba. Entre as obras estão as do Aeroporto Internacional Afonso Pena.

35 – Projeto Carroceiro

Trabalho de conscientização de coletores de material reciclável que usam cavalos ou jumentos como auxílio no trabalho. Acadêmicos de todos os cursos podem participar, alertando os carroceiros sobre zoonoses relacionadas a equinos.

Próximos tópicos.

E você?O que a UFPR representa para você? Deixe abaixo a sua mensagem para a Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]