• Carregando...

Passado quase um ano do lançamento do Programa de Prevenção de Riscos do Estado, que adapta as escolas às normas de segurança contra incêndio, as 1,6 mil instituições estaduais de ensino que ainda não tinham o alvará do Corpo de Bombeiros continuam sem o documento.

Segundo o secretário estadual da Educação e vice-governador, Flávio Arns, o projeto é dividido em etapas e a primeira delas – ocorrida durante todo o ano de 2012 – foi a de capacitar os profissionais das 2.139 escolas da rede para montar brigadas de incêndio e colocar sinalização para saída em caso de emergência. "Acreditamos que primeiro precisamos ensinar as pessoas a agirem em situações de risco porque muitas vezes tem um hidrante no local e as pessoas nem usam", disse Arns em entrevista na semana passada.

Próximo passo

Segundo o secretário, o próximo passo é a compra do material necessário, como hidrantes e extintores, o que deve ser feito ao longo de 2013. Há R$ 4 milhões em caixa para a compra, mas ainda será preciso abrir uma licitação. Sem esse material, as escolas ficam impedidas de ter o alvará.

A Gazeta do Povo mostrou em abril do ano passado que mais da metade das escolas estaduais não tinha segurança mínima contra incêndio, como sinalizadores de saída de emergência, extintores e hidrantes, que são exigidos por lei. O programa só começou a ser aplicado efetivamente em junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]