• Carregando...
O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) em live feita nas redes sociais. Foto: Marcos Corrêa/PR| Foto: PR

O presidente Jair Bolsonaro, falando sobre a demissão de Ricardo Vélez Rodríguez do Ministério da Educação (MEC), apontou que a principal causa da destituição foi a falta de experiência de Vélez em gestão.

Saiba mais: Vélez é demitido e Bolsonaro anuncia economista como novo ministro da Educação

"O ministro não tinha essa expertise [em gestão] e foi acumulando uma série de problemas", disse Bolsonaro, durante entrevista à Rádio Jovem Pan, nesta segunda-feira (8). "Lamentavelmente, chegou à situação de termos que substituir o nosso querido Vélez; uma pessoa simpática, amável, competente, mas a questão da gestão deixou a desejar. E não podemos continuar sangrando com um ministério que é importantíssimo", afirmou o presidente.

Jair Bolsonaro reafirmou que o seu governo vai dar prioridade à educação básica, e que o novo ministro, o economista Abraham Weintraub, é uma pessoa "mais ou menos da minha linha".

Para o presidente, o ensino superior não deveria consumir uma parte tão grande do orçamento do governo para a educação. "Nós temos, se não me engano, 68 universidades, que gastam metade do orçamento de R$ 60 bilhões", afirmou, acrescentando que poucas universidades têm pesquisas e que "dessas poucas, a grande parte está na iniciativa privada".

Leia mais: Fim da reeleição para presidente e um ministério para Carlos: o que Bolsonaro disse à Jovem Pan

Segundo Bolsonaro, Weintraub é quem vai indicar todos os componentes da equipe de primeiro escalão do MEC e vai "decidir o que fazer e impor a sua política lá dentro".

Demissão

Após três meses à frente do MEC, o colombiano Ricardo Vélez Rodríguez foi destituído da pasta nesta segunda-feira (8). Ainda durante a manhã, pelo Twitter, Bolsonaro anunciou o economista Abraham Weintraub como novo ministro da Educação.

Entenda os fatos que levaram à queda do primeiro ministro da Educação de Jair Bolsonaro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]