Yvelise Arco-Verde secretária de Educação do Paraná| Foto: Priscila Forone/Arquivo Gazeta do Povo

A secretária de Educação do Paraná, Yvelise Arco-Verde, comentou nesta quinta-feira (22), os resultados do Censo Escolar da Educação Básicadivulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 15. O Paraná é o estado com maior número de matriculados no Sul do país e registrou aumento de 0,8% no número de matrículas no ensino fundamental e 0,7% no ensino médio.

CARREGANDO :)

"O crescimento é fruto da inclusão de alunos das comunidades quilombolas, indígenas, das ilhas, de adolescentes em medidas sócio-educativas", informou a secretária. "É resultado também da inclusão de alunos provenientes da educação especial e da educação de jovens e adultos", acrescentou. Ela ressaltou que o Paraná é o único estado que manteve um aumento gradativo no ensino médio nos últimos anos.

O Censo Escolar mostra que o Paraná ainda tem 86,5% dos alunos matriculados no ensino de oito anos. "O Conselho Estadual de Educação e o Ministério Público prorrogaram até 2010 a implantação do ensino de nove anos, que está acontecendo de forma gradativa no Paraná", explicou a secretária.

Publicidade

Ela também citou a queda de 6,1% nas matrículas da educação de jovens e adultos (EJA), apontada pelo Censo. Segundo Yvelise, parte desses alunos foi para o ensino regular e para o ensino médio integrado. "A Secretaria da Educação aumentou o número de turmas noturnas dessas modalidades de ensino no ano passado, como parte da política pública de incentivo à educação profissional e seriedade com o ensino regular".

O estado também registrou uma grande queda, -27,8%, no número de matriculados em educação especial. Segundo Yvelise, a redução no número de matriculados se deu porque o procedimento passou por mudanças e começou a exigir um laudo psicológico do aluno. "Na época do recolhimento das informações para o Censo Escolar, a rede pública ainda estava se adequando a essa exigência, o que indicou uma queda acentuada tanto nos alunos das classes especiais e escolas exclusivas (-27,8%) quanto nos incluídos no ensino regular (-33,5%)".

Na avaliação da secretária, os resultados consolidados do Censo Escolar da Educação Básica relativos a 2008 mostram, em relação a 2007, que as políticas públicas implantadas no Paraná para a educação estão no caminho certo.

Veja também
  • Secretaria de Educação abre processo para seleção de professores
  • Paraná tem o maior número de matriculados em 2008 no Sul do país