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O adiamento da entrega da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) do ensino médio para após a aprovação do projeto de lei que flexibiliza o ensino desta etapa, anunciado em 28 de julho pelo Ministério da Educação, foi recebido com preocupação pelos participantes do seminário. Na prática, caso seja aprovada a flexibilização dessa etapa da educação básica, os conteúdos ensinados seriam diferentes de acordo com a área do conhecimento escolhida pelo aluno, como linguagens, matemática ou ciências da natureza.

“Nós discutimos o documento como um todo e nossa defesa é a de que houvesse a manutenção deste todo. Do contrário, não vamos ter segurança da efetivação desses objetivos”, pontua Vilma Lenir Calixto, técnica pedagógica de Língua Portuguesa do Departamento de Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação. Na opinião dela, a reestruturação do ensino médio deveria ser feita levando-se em consideração a BNCC.

Avaliação

No que se refere ao ensino médio a avaliação dos educadores foi no sentido de que sejam evidenciadas e fortalecidas na BNCC as questões relacionadas à formação do homem em sua integralidade, ou seja, à preparação do jovem tanto para a continuidade dos estudos quanto para o mercado de trabalho.

Um dos três grupos de trabalho que se debruçou sobre o estudo desta etapa durante o seminário apontou, ainda, a existência de alguns problemas relacionados entre a proposta da base e as Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio– o grupo não identificou, no entanto, quais eram estes pontos.

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