• Carregando...
Abraham Weintraub, novo ministro da Educação de Bolsonaro. Divulgação/ Casa Civil/ Rafael Carvalho
Abraham Weintraub, novo ministro da Educação de Bolsonaro. Divulgação/ Casa Civil/ Rafael Carvalho| Foto: Rafael Carvalho/Divulgação Casa Civil

Com um novo perfil à frente do Ministério da Educação (MEC), o professor e economista Abraham Weintraub, é possível que alunos do escritor e filósofo Olavo de Carvalho, exonerados da pasta por Ricardo Vélez, sejam readmitidos, afirma o jornal O Globo. De acordo com fontes do Palácio do Planalto, Weintraub, seguidor de Olavo, pode ainda exonerar militares que estão no MEC. A saída de Vélez foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) na manhã desta segunda-feira (8).

Entenda, aqui, os fatos que levaram à queda de Vélez

Leia também: Olavista, novo ministro da Educação defende o combate ao “marxismo cultural”

Em março, alguns servidores do MEC próximos a Olavo foram exonerados pelo então ministro da Educação, Ricardo Vélez. Silvio Grimaldo de Carvalho, ex-assessor especial do ministro, denunciou, na época, um "expurgo" que seria "a maior traição dentro do governo de Jair Bolsonaro".

Segundo ele, pessoas ligadas ao filósofo estavam sendo transferidas de postos estratégicos para cargos menos importantes. Desde então, uma briga entre a "ala mais ideológica" e "militares" se instalou no ministério.

Ainda segundo o jornal, o novo secretário-executivo do MEC, indicado por Bolsonaro, é o que "encabeça a lista de exonerações".

Em seu lugar, fontes indicam que ficará Eduardo Freire de Melo, que havia sido exonerado do cargo de adjunto na Secretaria Executiva. Atualmente, Melo é diretor-geral adjunto do canal TV Escola, ligado ao MEC.

Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval e oficial da reserva não remunerada da Marinha, Melo foi diretor do Colégio Internacional Everest em Curitiba e também fez parte da direção da Faculdade Inspirar, em Brasília.

Leia também: MPF recomenda que Vélez se abstenha de violar laicidade e liberdade religiosa

Quem é o novo ministro

Abraham Weintraub já trabalhava no governo Bolsonaro como secretário-executivo da Casa Civil, segundo cargo mais importante dentro da pasta.

O professor atuou na equipe do governo de transição. Junto com o irmão, Arthur Weintraub, foi responsável pela área de previdência no período. Os dois foram indicados a Bolsonaro pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Weintraub é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1994) e atuou no mercado financeiro por mais de 20 anos. Mais recentemente, Weintraub tornou-se professor de Ciências Contábeis da Unifesp.



0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]