i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Enade

Apenas 1,5% dos cursos de faculdades particulares atingiram nota máxima no Enade 2019

  • Por Gabriel Rodrigo Sestrem
  • 20/10/2020 09:31
Apenas 1,5% dos cursos de faculdades particulares receberam nota máxima no Enade 2019
Dados do Enade 2019 foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Somente 95 cursos de faculdades particulares alcançaram nota máxima na edição de 2019 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), conforme dados divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em um sistema de avaliação com notas entre 1 e 5, tendo por base 6,3 mil cursos de instituições privadas de ensino superior, apenas 1,5% obtiveram a nota 5, que é a avaliação máxima. Já entre as instituições públicas, 21% receberam nota 5 no exame – 417 de um total avaliado de 1.990 cursos de faculdades e universidades.

Quando comparados à edição anterior do Enade, realizada em 2018, os números mostram uma redução quanto à porcentagem de notas máximas nas faculdades privadas, já que naquele ano 3,3% dos cursos de faculdades privadas atingiram o conceito máximo. Já nas instituições públicas, houve aumento nos cursos avaliados com nota 5.

Na parte inferior da classificação, os cursos das faculdades particulares também apresentaram queda na avaliação: enquanto em 2018 3,6% dos cursos de instituições privadas receberam nota mínima no Enade, no ano seguinte essa taxa passou a 6%, com 381 cursos obtendo nota 1. Com relação às faculdades e universidades públicas, houve redução da porcentagem de notas mínimas: dois anos atrás, 4,1% dos cursos avaliados no exame obtiveram nota 1; na edição mais recente, esse número passou para 1,9%, com apenas 38 cursos figurando na parte mais baixa da classificação.

Os cálculos do Enade consideram cursos de bacharelado e tecnológicos de instituições particulares com ou sem fins lucrativos e instituições públicas federais, estaduais municipais e especiais. A avaliação é feita a partir do Ciclo Avaliativo Trienal em que a cada ano são avaliados um grupo específico de cursos. Nesta edição, participaram 23 cursos de bacharelado (nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins) e seis tecnológicos (áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Segurança).

Sobre o Enade 2019

  • O Enade mensura a qualidade dos cursos superiores no país por meio da avaliação do desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo dos cursos;
  • A prova é aplicada em estudantes ingressantes e concluintes e trata-se de um componente curricular obrigatório, portanto indispensável para a obtenção do diploma universitário;
  • O exame é composto de 40 questões, divididas em formação geral (25% do peso) e conhecimentos específicos do curso em questão (75% do peso);
  • Na edição de 2019, quase 410 mil estudantes matriculados em 8.368 cursos de 1.225 instituições realizaram a prova;
  • No total, 22,5% dos cursos receberam nota 5, enquanto 7,9% foram avaliadas com nota 1. De acordo com o Inep, outros 179 cursos ficaram sem conceito no Enade 2019.
  • Na modalidade de ensino a distância (EaD), foram avaliados 165 cursos. Desses, oito tiveram nota máxima e nove, nota mínima – 15 cursos EaD ficaram sem conceito.

Maiores e menores médias

Entre os cursos de bacharelado, as maiores médias gerais (que somam a avaliação da formação geral + conhecimentos específicos) são dos cursos de Medicina (59,50 pontos) e de Arquitetura e Urbanismo (53,2) – já as menores pertencem a Engenharia Elétrica (32,6) e Engenharia Mecânica (35,8).

Entre os cursos tecnológicos, Tecnologia em Gestão Hospitalar obteve a melhor média geral, com 47,9 pontos; a menor ficou com o curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    Dario de Araújo Dafico

    ± 1 horas

    Provas do ENAD mais difíceis das engenharias elétrica e mecânica explicam as notas menores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      DENISSON HONORIO DA SILVA

      ± 14 horas

      A interpretação das notas di ENADE não são faceis. A melhor performance das universidades públicas se baseiam, primeiro num volume bem significativo de recursos, em que pese afirmações contrárias. Qual o volume per capita por aluno? Dentro de uma realidade terceiro-mundista, não comparando com paises muito mais ricos. Outra coisa, o vestibular elimina aqueles alunos com dificiencia de aprendizado. Se misturassemos estes mesmos alunos entre faculdades privadas qual seria o resultado? PUC e Positivo dispõe de estruturas melhores que UFPR. Mas qual o custo por aluno? Uma opção, desde que houvesse uma nota satisfatória do aluno, ele escolheria qual faculdade. Premiariamos os melhores,

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.