Dados do Enade 2019 foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Somente 95 cursos de faculdades particulares alcançaram nota máxima na edição de 2019 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), conforme dados divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em um sistema de avaliação com notas entre 1 e 5, tendo por base 6,3 mil cursos de instituições privadas de ensino superior, apenas 1,5% obtiveram a nota 5, que é a avaliação máxima. Já entre as instituições públicas, 21% receberam nota 5 no exame – 417 de um total avaliado de 1.990 cursos de faculdades e universidades.

CARREGANDO :)

Quando comparados à edição anterior do Enade, realizada em 2018, os números mostram uma redução quanto à porcentagem de notas máximas nas faculdades privadas, já que naquele ano 3,3% dos cursos de faculdades privadas atingiram o conceito máximo. Já nas instituições públicas, houve aumento nos cursos avaliados com nota 5.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

Na parte inferior da classificação, os cursos das faculdades particulares também apresentaram queda na avaliação: enquanto em 2018 3,6% dos cursos de instituições privadas receberam nota mínima no Enade, no ano seguinte essa taxa passou a 6%, com 381 cursos obtendo nota 1. Com relação às faculdades e universidades públicas, houve redução da porcentagem de notas mínimas: dois anos atrás, 4,1% dos cursos avaliados no exame obtiveram nota 1; na edição mais recente, esse número passou para 1,9%, com apenas 38 cursos figurando na parte mais baixa da classificação.

Os cálculos do Enade consideram cursos de bacharelado e tecnológicos de instituições particulares com ou sem fins lucrativos e instituições públicas federais, estaduais municipais e especiais. A avaliação é feita a partir do Ciclo Avaliativo Trienal em que a cada ano são avaliados um grupo específico de cursos. Nesta edição, participaram 23 cursos de bacharelado (nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins) e seis tecnológicos (áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Segurança).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Sobre o Enade 2019

  • O Enade mensura a qualidade dos cursos superiores no país por meio da avaliação do desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo dos cursos;
  • A prova é aplicada em estudantes ingressantes e concluintes e trata-se de um componente curricular obrigatório, portanto indispensável para a obtenção do diploma universitário;
  • O exame é composto de 40 questões, divididas em formação geral (25% do peso) e conhecimentos específicos do curso em questão (75% do peso);
  • Na edição de 2019, quase 410 mil estudantes matriculados em 8.368 cursos de 1.225 instituições realizaram a prova;
  • No total, 22,5% dos cursos receberam nota 5, enquanto 7,9% foram avaliadas com nota 1. De acordo com o Inep, outros 179 cursos ficaram sem conceito no Enade 2019.
  • Na modalidade de ensino a distância (EaD), foram avaliados 165 cursos. Desses, oito tiveram nota máxima e nove, nota mínima – 15 cursos EaD ficaram sem conceito.

Maiores e menores médias

Entre os cursos de bacharelado, as maiores médias gerais (que somam a avaliação da formação geral + conhecimentos específicos) são dos cursos de Medicina (59,50 pontos) e de Arquitetura e Urbanismo (53,2) – já as menores pertencem a Engenharia Elétrica (32,6) e Engenharia Mecânica (35,8).

Publicidade

Entre os cursos tecnológicos, Tecnologia em Gestão Hospitalar obteve a melhor média geral, com 47,9 pontos; a menor ficou com o curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho.