• Carregando...
O ministro Mendonça Filho (Educação) anunciou logo depois de assumir a pasta o aumento da faixa de renda dos contemplados no programa | Wilson Dias/Agência Brasil
O ministro Mendonça Filho (Educação) anunciou logo depois de assumir a pasta o aumento da faixa de renda dos contemplados no programa| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Começa nesta sexta-feira (15) a inscrição dos aprovados no Fies (financiamento estudantil federal) para o segundo semestre de 2016. São 75 mil vagas para as bolsas do programa.

A partir desta sexta, os pré-selecionados devem fazer a inscrição pelo sistema eletrônico do Fies e concluir esta etapa do processo até a próxima quinta-feira (21). O resultado dos pré-selecionados pode ser conferido no portal do Fies Seleção.

Após a inscrição no sistema, os estudantes devem validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua instituição de ensino superior e, depois, formalizar o contrato em alguma agência bancária da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Anteriormente, o MEC (Ministério da Educação) tinha postergado o começo desta fase, previsto para o último dia 1º, para esta sexta, para fazer ajustes no cálculo do sistema. A mudança foi exigida por causa da nova faixa de renda dos candidatos, que foi de 2,5 para 3 salários mínimos -ou seja, de R$ 2.200 para R$ 2.640.

No dia do anúncio da nova faixa, o ministro Mendonça Filho (Educação) ressaltou que o objetivo da iniciativa era ampliar o acesso às bolsas de estudos para famílias que também faziam parte do perfil do programa federal, mas que não eram atendidas.

O MEC informou que o Fies para o segundo semestre teve 294 mil inscritos para as 75 mil vagas. No primeiro semestre, segundo o ministro, foram 147 mil vagas disponibilizadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]