• Carregando...
Apenas 1,6% das instituições de ensino superior avaliadas atingiu a nota máxima do IGC | Rodolfo Buhrer/ Arquivo Gazeta do Povo
Apenas 1,6% das instituições de ensino superior avaliadas atingiu a nota máxima do IGC| Foto:

O Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta terça (18) as notas das instituições de ensino superior do Brasil de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC). Apenas 1,6% das avaliadas atingiu a nota máxima, 5.

Veja lista das instituições avaliadas pelo MEC

Leia também: Só 0,5% das licenciaturas a distância têm nota máxima

O Instituto Militar de Engenharia (IME) obteve a melhor nota entre as instituições públicas, seguido da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A participação é obrigatória para entidades federais, mas não para as estaduais – por isso, instituições que preferem não participar da avaliação, como a Universidade de São Paulo (USP), não aparecem na lista.

O IGC é o principal indicador do MEC para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior. As notas variam de 1 a 5 e são formadas pela média ponderada de vários indicadores. As instituições com 4 e 5 são consideradas “excelentes” e as notas abaixo de 3 são insatisfatórias. Do total, 34 (1,6%) conquistaram nota “5”, 391 (18,9%) nota “4”, 1.363 (66%) nota “3”, 268 (13%) nota “2” e 10 (0,5%) nota “1”.

Instituições com notas abaixo de 3 não podem abrir novos cursos, aumentar o número de vagas ou construir novos campi.

*** Veja abaixo as notas obtidas pelas universidades, faculdades e centros universitários avaliadas pelo Inep:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]