• Carregando...
 |
| Foto:

Felipe Lima / Gazeta do Povo

Hoje (10) é o dia das provas específicas da 2.ª fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para candidatos a vagas em 34 cursos. A poucas horas da prova, o candidato precisa ter em mente que pequenos cuidados são fundamentais para obter uma boa nota e garantir a aprovação.

Fique de olho nas recomendações dos professores:

Biológicas Para as provas de Biologia e Química, o candidato deve ficar atento ao enunciado da questão. Pode parecer bobagem, mas é ele que vai dizer exatamente aquilo que o examinador quer. A dica é circular palavras-chave, como "cite", "explique" e "exemplifique", e obedecer ao comando. "Não é para ir além do que se está pedindo. Se é só para citar, apenas cite. O ideal é não querer mostrar conhecimento a mais para o examinador. Isso fará com que o aluno perca pontos", explica o professor de Biologia do Curso Acesso Augusto Borba.

No caso de questões que exijam algum tipo de esquematização, tanto em Química quanto em Biologia, ela deve aparecer de forma explícita e clara. Se cair alguma questão de genética, por exemplo, na qual o aluno tenha de calcular algum tipo de porcentagem e fazer a divisão dos cromossomos, isso deve ser feito passo a passo, pois assim o corretor vai saber como ele chegou ao resultado.

Exatas

A regra de prestar muita atenção ao comando do enunciado também vale para as provas de Exatas, como Física e Matemática. Portanto, ao contrário do que parece, essas disciplinas também exigem do candidato uma boa leitura e concentração para fazer apenas o que foi pedido.

Outros detalhes também são fundamentais para garantir a pontuação completa da questão. A dica do professor de Física dos cursos Expoente e Decisivo Paulo Lee é observar as grandezas dos valores indicados. Muitas vezes, elas não estão na mesma unidade justamente para confundir o candidato. Além disso, a resposta deve estar na unidade pedida no enunciado, que deve ser expressa junto do número final.

Os gráficos, muito frequentes nas provas de Exatas, também podem estar com as grandezas dos eixos x e y trocadas, diferentes dos exercícios que o estudante costuma ver em apostilas. "Nesse caso, o desenho do gráfico será diferente e muda todo o resultado. As universidades de São Paulo costumam fazer essa alteração e por aqui pode aparecer também", diz o professor de Física do Curso Acesso Eduardo Bambam.

Outro cuidado é com a organização da resposta. Nada de deixar cálculos perdidos pela folha. O correto é fazer uma seta indicando a continuação da conta e separar os cálculos por colunas.

Humanas

Nas provas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, é comum vir um texto de apoio para a questão. É nele que o aluno precisa prestar muita atenção e ver de que forma ele será usado, se como fonte da resposta ou apenas como base. "O enunciado vai mostrar qual das duas opções deve ser seguida. Algumas vezes, o texto base contém a resposta. O candidato só precisa analisá-lo", comenta o professor de História do Curso Expoente Júlio Cezar Siqueira.

A reposta precisa ser direta e objetiva e conter somente informações que foram pedidas. Nada de tentar enrolar o corretor e falar de temas correlatos ou que fogem do assunto. Segundo os professores, é preferível deixar a questão em branco do que colocar respostas absurdas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]