Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Avaliação

Boicote ao Enade gera impasse

Cerca de 38,5 mil universitários paranaenses realizaram neste domingo (9) o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), prova que avalia a qualidade os cursos. Ainda não se sabe ao certo quantos realmente responderam a prova, já que a União Nacional dos Estudantes promoveu um movimento nacional pelo boicote do exame. O Ministério da Educação (MEC) terá um levantamento nas próximas semanas. Foram convocados 564 mil alunos em todo o país.

Por defender que as universidades têm que ser avaliadas de forma contínua, a orientação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) era para que os estudantes fossem ao local de prova, mas entregassem o exame em branco. Os cursos em que o movimento estava mais forte eram História e Letras. Júlio Cézar Marques da Silva, membro do centro acadêmico de Letras, aponta que os alunos do curso decidiram pelo boicote.

As universidades, por outro lado, realizaram encontros com os estudantes sobre a importância da prova. As reuniões ocorreram em cursos da UFPR, Universidade Positivo (UP), Tuiuti e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A estudante de Ciências Biológicas da UP, Carolina Helena Gonçalves da Silva, fez questão de fazer a prova e vestia ontem uma camiseta com os dizeres "Enade 2008: fiz para valer". Carolina afirma que a prova é importante para avaliar a qualidade do curso e que, anos atrás, optou pela Positivo justamente porque a universidade era bem avaliada. "Muitas vezes o alunos querem boicotar, mas somos nós mesmo que acabamos nos prejudicando", diz. Ela achou que a prova tinha questões "decoreba" e outras bem elaboradas.

"A prova foi complicada, trabalhosa e longa", opina a estudante de Arquitetura e Urbanismo da PUC-PR, Heloísa Carolina Chibicheski. Para três estudantes do curso de Ciência Biológicas da UFPR, os enunciados grandes das questões desestimularam os universitários. Guilherme Cavazzani, que estuda Biologia na UP, conclui que a prova foi ineficiente para avaliar o conteúdo.

Defesa

O MEC sustenta que é importante a presença dos alunos e só com a participação, com o diálogo franco entre as instituições, os estudantes e o próprio MEC poderão avançar no aprimoramento do Enade. Paralelamente ao Enade, segundo o MEC, está sendo implementada a avaliação institucional externa e a avaliação de cursos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.