• Carregando...

O Brasil está incluído no grupo de 12 países onde vivem 75% de todos os analfabetos do mundo, informou a Unesco nesta quarta-feira. Integram a lista a Índia, China, Bangladesh, Paquistão, Nigéria, Etiópia, Indonésia, Egito, Irã, Marrocos e República Democrática do Congo. A informação consta da quarta edição do Relatório Global de Monitoramento da Educação para Todos, da agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

A pesquisa mostra que 20% dos adultos do planeta são analfabetos e há 100 milhões de crianças na idade da educação primária fora das escolas. Entre as pessoas com idades entre 15 e 24 anos, 132 milhões são analfabetos funcionais. A Unesco alerta que a grande taxa de analfabetismo está prejudicando os esforços globais para reduzir pela metade a pobreza mundial dentro de uma década.

"A forte ligação existente entre a alfabetização de adultos e uma melhor saúde, maior renda, cidadania mais ativa e a educação das crianças deveria funcionar como um incentivo para que governos sejam mais pró-ativos", disse o diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, durante o lançamento do relatório em Londres.

Os objetivos listados pela Unesco como prioridade são: educação primária universal, paridade de gênero e qualidade. De acordo com a entidade, o objetivo para 2005 de estabelecer a paridade de gênero no ensino básico e intermediário não foi alcançado por 94 países. Além disso, 67 nações não devem conseguir dar educação primária universal até 2015.

A Ásia, os países árabes e a África sub-Saariana são as áreas onde esses objetivos estão mais distantes de serem atingidos, segundo o relatório. Burkina Faso, na África Central, é o país com menor taxa de alfabetização de adultos: 12,8%. Em seguida aparecem Níger (14,4%) e Mali (19%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]