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Segundo o Censo Escolar de 2004, 1.468 escolas municipais do Paraná não têm diretor. São quase 30% dos estabelecimentos de ensino administrados por prefeituras no estado. Pela Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) não existe a obrigatoriedade de existir um diretor na instituição de ensino.

O secretário de Assuntos Municipais da APP-Sindicato, Edilson de Paula, reconhece a dificuldade financeira dos municípios em manter uma estrutura pedagógica adequada em escolas de pequeno porte e que geralmente estão na zona rural. O sindicato defende a nuclearização dessas instituições. A idéia é reunir várias escolas montando um núcleo escolar com uma sede mais estruturada, com laboratórios de informática e biblioteca.

Alguns municípios já perceberam a necessidade de mudança. O secretário municipal de Educação de Colombo, Altair da Silva Leme, tem como objetivo criar núcleos na própria zona rural. A reestruturação, entretanto, esbarra na resistência das comunidades rurais em fechar as escolas.

Em Adrianópolis, no Vale do Ribeira, a secretaria de Educação tenta mudar a realidade de 15 escolas rurais que não contam com diretores. No início do ano, foram transferidos 12 alunos de uma instituição que funcionava a 15 quilômetros da cidade para uma mais estruturada. Mas os pais deixaram de mandar seus filhos para a aula. A secretaria acabou voltando atrás e reabriu a escola rural. Lá, os 12 alunos, de 1.ª a 4.ª séries têm aulas na mesma sala. Na hora do recreio, é a professora quem prepara a merenda.

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