• Carregando...
Universidades legais têm seus nomes copiados por faculdades fraudulentas | /Reprodução
Universidades legais têm seus nomes copiados por faculdades fraudulentas| Foto: /Reprodução

Trinta universidades espalhadas em 12 províncias na China são falsas. A lista dessas instituições foi divulgada nesta segunda-feira (27) por um site de informação chinês e confirmada pelo governo do país. Para passarem despercebidas, muitas delas adotaram nomes parecidos com entidades conhecidas e oficiais, inclusive em localidades importantes como Pequim, Xangai e Shandong.

Este é a sexta vez que o site sdaxue.com enumera instituições de ensino superior fraudulentas na China. No total, 400 universidades foram confirmadas como falsas no país desde 2013, quando o site começou a fazer o levantamento.

Professores criticam tentativa de controle ideológico com câmeras em sala de aula

Além da invasão da privacidade, docentes na China temem acompanhamento do Partido Comunista sobre o que é ensinado nas classes

Leia a matéria completa

As entidades fazem parte de uma rede de fraudadores que têm várias formas de atuação. Três faculdades falsas nas províncias de Guangdong, Shandong e Hunan, por exemplo, usavam o mesmo endereço IP registrado em Hong Kong, sugerindo que os golpistas operam várias instituições enganosas ao mesmo tempo.

Algumas fazem todo o atendimento de forma virtual, pedem dinheiro antecipado para o pagamento das mensalidades e desaparecem. Em outras, os alunos passam anos nas salas de aula, com falsos professores e diplomas sem valor.

As informações sobre essas entidades mentirosas foram passadas por estudantes para os responsáveis pela plataforma digital e depois investigadas. De acordo com o governo chinês, as universidades falsas atuam como se fossem regulares, elas publicam e enviam avisos de inscrição e conseguem manter uma fachada verossímil. A divulgação dos dados foi feita para proteger os mais de 9 milhões de estudantes que estão prestes a começar um curso de ensino superior no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]