CARREGANDO :)

Quando se analisam os resultados dos anos finais do ensino fundamental, o Colégio Militar de Curitiba (CMC) é a melhor escola pública no Paraná e, no ranking nacional do Ideb, ocupa o terceiro lugar empatado com a Escola Municipal Bernardo Sayão, do município de Bonito (PE). O Ideb da instituição registrado em 2015 foi de 7,7, muito acima da média nacional das escolas privadas, 6,1.

A instituição reúne muitos aspectos considerados essenciais para um ensino de sucesso no ensino fundamental. Antes de ingressar no 6º ano, os filhos de militares passam seis meses em aulas de reforço de português e matemática. Por outro lado, os alunos que vêm de fora fazem uma prova de seleção. Com isso, o colégio consegue, de início, uma turma mais homogênea.

Publicidade
Veja também
  • O segredo das escolas públicas de qualidade

Ao mesmo tempo, a instituição mantém uma sessão técnica de ensino e coordenações por ano responsáveis por avaliar os alunos de forma personalizada. Além disso, oferece no contraturno acompanhamento e reforço para quem apresente dificuldades de aprendizagem. O corpo docente, por sua vez, trabalha na instituição com exclusividade e a exigência profissional é grande. Os professores passam por uma capacitação continuada e uma parcela significativa possui mestrado e doutorado. Essa estrutura consegue diminuir a reprovação e formar turmas de 9º ano com alunos nivelados.

Outro trunfo do colégio é conseguir, por meio da disciplina, a motivação para o estudo contínuo. Os melhores estudantes ajudam outros com dificuldades e tenta-se, por meio de reconhecimento, estimular para a melhoria contínua. São oferecidas também inúmeras atividades extracurriculares, como robótica, banda de música, etc. Os pais pagam uma taxa mínima de R$ 36 e são convidados para interagir com a escola.

“Fazemos parte do sistema nacional dos colégios militares e essa estrutura viabiliza esse resultado”, analisa o comandante do CMC, coronel Sérgio Mesquita dos Santos. “Ao mesmo tempo, a nossa filosofia de trabalho de comprometimento com os estudos e, ao mesmo tempo aberta ao desenvolvimento de outras capacidades, como as artes e a música, aumenta a motivação dos alunos e a sua preparação para o futuro, o nosso principal objetivo”, afirma.