• Carregando...
Mais de 200 mil pessoas são esperadas nos dez dias de Bienal do Livro Paraná | Divulgação
Mais de 200 mil pessoas são esperadas nos dez dias de Bienal do Livro Paraná| Foto: Divulgação

Internet

Evento invade mundo virtual

Vai longe o tempo em que o livro disputava espaço com a internet. E é justamente no mundo virtual que a Bienal do Livro quer buscar mais participantes. Para isso, a organização do evento marcou seu território nas redes sociais. A Bienal tem perfis no Orkut, Facebook e Twitter. "Nessas ferramentas vamos trabalhar com teasers sobre as novidades que poderão ser vistas no evento em outubro, instigando o público a participar. Além das informações, estamos planejando sorteios de livros para nossos seguidores", diz Tatiana Zaccaro, gerente do Núcleo Bienal do Livro da Fagga|GL events.

Outro meio será o Flickr, que servirá para compartilhar imagens da cobertura do evento durante o período em que ele estiver acontecendo.

Inimiga?

Além de utilizar a internet como meio de divulgação, o evento pretende discutir a relação da rede com a Literatura impressa. Nos bate-papos do Café Literário, um dos temas abordados será "Literatura Digital, e-books e o leitor do futuro: há uma revolução em curso?". A discussão será realizada no dia 2 de outubro, às 16 horas, e contará com os escritores Sérgio Rodrigues e Adriana Lisboa.

A bienal na internet

Site: www.bienaldolivroparana.com.br

Twitter: www.twitter.com/bienaldolivropr

Facebook: www.facebook.com/bienaldolivropr

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13403591586045515353.

Flickr: o endereço será criado no início da bienal e divulgado no site oficial.

Aprendizagem

Visitação escolar

Nos dias úteis em que acontece o evento, a Bienal do Livro oferecerá oportunidade de visitas guiadas a escolas públicas e particulares do Paraná. O projeto Visitação Escolar será realizado com instituições que se inscreverem previamente. Os estudantes farão um passeio por todos os setores da feira.

Segundo os organizadores, a participação dos colégios é uma oportunidade para que os professores ministrem conteúdos fora do ambiente escolar. "Vamos priorizar a escola que mostre um projeto pedagógico de aula com a bienal, para que este evento não seja apenas um passeio", diz Tatiana Zaccaro, gerente do núcleo de bienais da Fagga | GL events.

A visitação é voltada para os estudantes do ensino fundamental – entre 7 e 14 anos. O programa garante a entrada gratuita para as escolas que agendarem a visita. A estimativa do projeto é receber 30 mil alunos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.bienaldolivroparana.com.br, pelo telefone (21) 3035-3147 ou pelo e-mail visitacao@bienaldo livroparana.com.br

 |

Especial

Homenagem à voz crítica

Na festa da Literatura não há como deixar de lado um de seus maiores incentivadores. É com esse espírito que a 1ª Bienal do Livro Paraná pretende homenagear o crítico literário paulista radicado em Curitiba Wilson Martins – falecido em janeiro deste ano.

Com o tema Eventos Nobres, a sessão de encerramento do Café Literário, no dia 10 de outubro, recordará o trabalho deste que foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros. Nos últimos 60 anos, Martins dedicou-se a um amplo estudo da Literatura brasileira e seus textos. Dessa trajetória surgiu a obra História da Inteligência Brasileira – que foi re-editada pela Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa e poderá ser conferida no evento.

Para compor a mesa de homenagem, foram chamados dois importantes escritores e amigos de Martins: Miguel Sanches Neto e Affonso Romano de Santa’Anna.

  • Cléo Busatto comanda a atividade Formosos Monstros, um dos destaques do Circo das Letras
  • Saiba como será o Circo das Letras
  • Confira a programação do Fórum de Literatura Infantil e Juvenil
  • Confira a programação do Café Literário
Veja também

Quem percorrer os corredores do Estação Convention Center entre os dias 1° e 10 de outubro vai se deparar com o mundo mágico da Literatura. A 1.ª Bienal do Livro Paraná pretende aflorar o gosto dos paranaenses pela leitura trazendo para Curitiba um evento de grande porte – a exemplo dos realizados em outras cidades brasileiras –, marcado pela qualidade na programação e por atrações sob medida para toda a família. As atividades vão dos bate-papos com autores consagrados ao Fórum de Literatura Infantil.

"Nossa Bienal do Livro terá atenção concentrada na progra­ma­­ção cultural, não será apenas uma feira de livros", diz Andréia Res­­pold, vice-presidente da Fagga|GL events – empresa or­­ganizadora que já realiza bienais no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Segundo ela, o objetivo é conquistar novos e velhos leitores de todas as idades. "Será um programa para a família, com espaços dedicados também às crianças, para investir na formação de leitores."

A programação vem recheada de boas opções. No Café Literário, o público poderá bater um papo com nomes influentes da Litera­tura brasileira, como Cristovão Tezza, Sérgio Rodrigues, Moacyr Scliar e Ronaldo Correia de Brito. Para as crianças, o destaque é o Circo das Letras, uma série de atividades que envolve apresentações diárias de música, teatro e contação de histórias.

Esses eventos somam-se às sessões de autógrafo e diversas outras atividades. Aque­­les que simplesmente querem ficar por dentro dos lançamentos e destaques do mercado editorial não foram esquecidos. A feira reunirá grandes livrarias, editoras e distribuidoras que comercializarão títulos em seus estandes.

A expectativa da organização é de que durante os dez dias de evento passe pela bienal um público de aproximadamente 200 mil pessoas. Ao todo, 60 expositores, 40 autores e mais de 80 sessões de atividades compõem a programação do evento.

Potencial

De acordo com Tatiana Zaccaro, gerente do Núcleo Bienal do Livro da Fagga|GL e vents, Curitiba entrou na rota das bienais pelo potencial de leitores no Estado. "Existem pesquisas feitas por entidades especializadas, como o Instituto do Livro, sobre grandes concentrações de público leitor. Constatou-se que no Paraná existe um excelente número de leitores, mas eventos deste porte não aconteciam. Por isso resolvemos investir na capital."

* * * * *

Mundo de fantasia para as crianças

É uma unanimidade entre educadores: gostar de ler deve ser estimulado na infância. De olho nisso, a 1.ª Bienal do Livro Paraná preparou uma programação caprichada para as crianças. Todos os dias haverá apresentações de música, contação de histórias e atividades interativas com os pequeninos (a partir de 5 anos), no chamado Circo das Letras. A ideia é mostrar a Literatura de um jeito diferente – ainda mais divertida e atraente.

A curadoria do Espaço da Criança fica por conta da escritora e mestre em Teoria Literária Cléo Busatto. "O pensamento da criança é simbólico. É por meio dessas mensagens de fantasia que ela se identifica. Quando centramos um determinado assunto no fantasioso, no mágico, ela capta com mais facilidade", explica.

Em um dos espetáculos, "Entre­­linhas melódicas", a compositora e professora de canto Edith de Camargo irá, com acordeão e xilofone, interpretar canções infantis e textos lidos por ela e pelas crianças da plateia. Em outro, "Onde nascem as histórias?", as crianças irão acompanhar a personagem Beatriz em sua busca sobre o que é necessário para escrever um bom livro. A atividade será encenada pela Cia. Mínima de Teatro, do Rio Grande do Sul.

Fórum juvenil

Além dessas atividades, a Bienal terá o Fórum de Literatura Infantil e Juvenil – em que professores e demais participantes realizarão um bate-papo com escritores, ilustradores, cineastas e pesquisadores de educação. Nesta edição, o tema será "O que é qualidade na produção artística e literária para crianças e jovens?". Nos dias 5 e 6 de outubro, a pesquisadora e escritora Ieda de Oliveira comanda a discussão, com participação de Cléo Busatto, da escritora Heloisa Prieto, da ilustradora e artista plástica Márcia Széliga, do cineasta Paulo Munhoz e dos professores doutores Alice Áurea Penteado e João Luis Ceccantini.

* * * * *

Bate-papo descontraído com os intelectuaisUm dos eventos mais esperados da 1ª Bienal do Livro Paraná é o Café Literário. O espaço é um encontro descontraído entre escritores consagrados e público, em um bate-papo que busca uma reflexão sobre as formas de escrever e interpretar as obras literárias. Para esta edição, o curador Rogério Pereira, jornalista fundador do periódico Rascunho, explorou a diversidade de estilos.

O escritor carioca José Castello (autor de obras como Fantasma, finalista do Prêmio Jabuti em 2003) e o catarinense Cristóvão Tezza (autor de O filho eterno, considerado uma das mais importantes obras da década), discutirão o tema "A voz do escritor: de que maneira o autor encontra o seu estilo narrativo?". O debate analisará a marca, estilo e voz narrativa para uma boa escrita.

Ao amazonense Márcio Souza (membro da Academia Amazo­nense de Letras) e à cearense Ana Miranda (autora do romance Boca do Inferno, um dos mais premiados livros brasileiros), caberá uma discussão sobre personagens históricos que são usados em obras ficcionais, debatendo o tema "Quan­do a vida vira ficção".

Médicos

Dois renomados doutores da Literatura são os principais destaques do Café Literário. O título de "doutor", no entanto, não se refere a nenhum doutorado, mas sim às suas profissões. É que os escritores Moacyr Scliar e Ronaldo Correia de Brito, que também estarão no evento, dividem, além dos prêmios e da consagração literária, a profissão de médico.

O romancista e membro da Academia Brasileira de Letras Moacyr Scliar é um dos mais importantes escritores brasileiros, tendo publicado cerca de 70 livros, entre ficções e ensaios. Correia de Brito é romancista, contista e dramaturgo. Autor de obras como o romance Galileia, dedica-se também à publicação de textos sobre oralidade. Ambos debaterão o tema "A construção do leitor. O poder da sedução na Literatura".

Serviço

1ª Bienal do Livro Paraná

Local: Estação Convention Center. Avenida Sete de Setembro, 2.775, Centro.

Data: de 1º a 10 de outubro.

Horário: de segunda à sexta-feira, das 9 às 22 horas, sábados e domingos, das 10 às 22 horas.

Preços: a entrada custa R$ 8. Estudantes e pessoas acima de 65 anos pagam meia entrada. Professores, bibliotecários e profissionais do livro têm entrada isenta. Escolas inscritas pelo site do evento também terão entrada gratuita. Crianças com menos de 1 metro de altura não pagam.

Site: www.bienaldolivroparana.com.brInformações: (21) 3035-3100.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]