O professor Raimundo Nonato, personagem de Chico Anysio (1931-2012)| Foto: Globo /Divulgação

Do inesquecível professor Raimundo Nonato, vivido pelo humorista Chico Anysio (1931- 2012), na “Escolinha do Professor Raimundo”, à sonhadora e querida professora Helena (Gabriela Rivero), da novela mexicana “Carrossel”, os docentes costumam ter papel de destaque na dramaturgia, seja na televisão ou no cinema.

CARREGANDO :)

No Brasil, um dos mestres mais lembrados é o professor Raimundo, personagem que surgiu em 1952, na rádio Mayrink Veiga e ganhou um programa só seu na Globo, em 1990. Na escolinha do mestre, passaram grandes nomes do humor, como Walter D’Ávila (1911-1996), Rogério Cardoso (1937-2003), Tom Cavalcante, Claudia Jimenez e Claudia Rodrigues. 

Leia também: O projeto de Harvard que está mudando a maneira de dar aulas

Publicidade

O programa foi exibido até 1995, e depois teve mais uma temporada em 2001. Em 2015, como forma de homenagear os 25 anos da Escolinha, a Globo e o canal Viva apresentaram uma nova versão do humorístico, dessa vez, com Bruno Mazzeo, filho de Chico Anysio, na pele do professor Raimundo e o seu famoso bordão: “E o salário ó.” 

Novos comediantes e atores, como Marcelo Adnet, Otaviano Costa e Dani Calabreza participam da atração. O programa deu certo e já caminha para a sua quarta temporada. 

Ainda no universo do humor, o professor Girafales ( Rubén Aguirre - 1934-2016), de Chaves, e o professor Tibúrcio (Marcelo Tas), do programa Rá-Tim-Bum, da Cultura, são muito lembrados. Nas novelas brasileiras, a professora Lu, papel de Leila Lopes (1959-2009), em “Renascer” (Globo, 1993), fez grande sucesso.

O drama da professora Raquel (Helena Ranaldi), da novela “Mulheres Apaixonadas” (Globo, 2003), que apanhava de raquetadas do marido Marcos (Dan Stulbach) levantou a discussão sobre a violência contra as mulheres. Ao mesmo tempo, a novela abordou o envolvimento da professora com o aluno Fred (Pedro Furtado).

Leia também: Ele entrou na universidade aos 60 anos. E agora quer dar aulas na escola onde trabalha como vigia

Publicidade

Bem mais leve, na lúdica  “Meu Pedacinho de Chão” (Globo, 2014), a atriz Bruna Linzmeyer interpretou a doce professora Juliana, que tinha cabelos cor-de-rosa. Há, ainda, os filmes, como “Sociedade dos Poetas Mortos”, com o inspirador professor John Keating, vivido por Robin Williams (1951-2014).