• Carregando...

Através de pesquisa e experiência clínica, a psicóloga canadense Susan Pinker, colunista do jornal Globe and Mail, buscou uma resposta para as questões que norteiam homens e mulheres no campo profissional e suas consequências. Em seu livro O Paradoxo Sexual, lançado este ano no Brasil, ela mostra de que forma os aspectos biológicos influenciam a vida profissional de homens e mulheres. "As pessoas são programadas", conclui Pinker, que du­­rante 25 anos lecionou no Departamento de Psicologia Educacional e de aconselhamento da McGill University. "As mulheres nasceram para o conforto e não para a velocidade. A testosterona faz com que os homens sejam extremamente vulneráveis, mas, ao mesmo tempo, arriscam-se mais." Para a psicóloga, a explicação para tais peculiaridades é objetiva e científica.

Em seu livro, a psicóloga acrescenta um novo e importante elemento à polêmica discussão sobre a diferença entre os sexos: a biologia. Pinker explica cientificamente como os hormônios são os responsáveis pela desigualdade entre os gêneros. Segundo a autora, os homens são mais propensos a ficar doentes, a se machucar e a apresentar disfunções de desenvolvimento e problemas psicológicos. As mulheres são mais saudáveis e demonstram maior capacidade de estabelecer vínculos afetivos, o que lhes confere benefícios cognitivos. Essas características explicam por que, durante o período escolar, as meninas saem na frente. Porém, essa "vantagem" não perdura, pois novos fatores entram em ação na idade adulta. Frequentemente, mulheres competentes e talentosas optam por assumir cargos de menor responsabilidade ou preferem trabalhar durante meio expediente para dar atenção aos filhos e à família. Os homens, por outro lado, são competitivos e preocupam-se com a carreira. Também em seu livro, Pinker associa perfis biográficos à ciência e revela como certas diferenças influenciam a ambição e as escolhas profissionais de homens e mulheres, conferindo um novo sentido à expressão "sexo oposto".

Serviço:

O Paradoxo Sexual – Hormônios, genes e carreira, de Susan Pinker. Tradução de Eduardo Rieche. Editora BestSeller. R$ 42,90. Site da autora: http://www.susanpinker.com.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]