• Carregando...

Apesar de bem recebida em várias faculdades, a proposta da Seti tem dividido opiniões nas faculdades de União da Vitória (Fafiuv) e Paranavaí (Fafipa). No caso da Fafiuv, o diretor Valderlei Sanches afirmou que a comunidade acadêmica está dividida entre a integração com a UEPR e a possibilidade de incorporação à Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicen­tro), com sede em Guarapuava. "Temos simpatizantes das duas opções. Agora, independentemente do caminho escolhido, espero que ocorra a união", afirma.

Ainda segundo o diretor, o principal entrave para a fusão com a Unicentro é a necessidade de o estado ampliar a infraestrutura do câmpus de União da Vitória, além de oferecer mais dinheiro para o orçamento da universidade: "O projeto da Unicentro é muito bom, mas em virtude dos valores está se tornando inviável para o estado. Já o projeto da UEPR também traria benefícios, mas de longo prazo", explicou.

Paranavaí

Já em Paranavaí, algumas lideranças e associações locais defendem que a Fafipa seja integrada à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Segundo o diretor do Sindicato Rural do município, Demerval Silvestre, a fusão traria mais cursos e aceleraria o desenvolvimento da região. "A UEM é uma instituição forte, reconhecida e de experiência. Além disso, a fusão contemplará o que determina o artigo 57 da Constituição do Paraná, que prevê incorporação à instituição de Maringá", explicou.

O grupo de lideranças a favor da fusão com a UEM encomendou uma pesquisa para avaliar a opinião da comunidade, perguntando a qual universidade a Fafipa deveria se unir. O estudo, realizado no dia 17 de junho pelo Instituto DataVox, revelou que 74,8% dos entrevistados preferiam a união com a UEM, contra 19,7% favoráveis à UEPR e 5,5% que não sabiam ou não opinaram.

A pesquisa foi contestada pelo diretor da Fafipa, Antonio Rodrigues Varela Neto. "A pergunta foi muito mal elaborada. Não é preciso ser muito inteligente para saber que a maioria dos entrevistados desconhece a UEPR, que ainda é um projeto. A comunidade acadêmica prefere uma nova universidade. Fizemos uma reunião da congregação, onde professores, funcionários e estudantes se mostraram 100% a favor do projeto da UEPR", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]