• Carregando...

FOZ DO IGUAÇU - O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, e o presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal de Integração Latino-americana (Unila), Hélgio Trindade, participaram ontem na sede da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, da cerimônia de oficialização de doação do terreno onde será construído o prédio da nova instituição de ensino superior, a partir de 2010. Com as aulas previstas para terem início no segundo semestre deste ano, professores e alunos ocuparão dois pavilhões do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), no interior da usina.

A área de 38 hectares doada por Itaipu, em frente ao Parque da Piracema, será repassada inicialmente à Universidade Federal do Paraná, tutora da Unila. A nova instituição receberá o terreno quando for criada oficialmente.

O projeto do câmpus terá a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer. Com traços que simbolizam a integração latino-americana, o projeto prevê a construção de seis prédios: edifício para a reitoria e professores, biblioteca, anfiteatro, dois grandes prédios para alunos e professores – um para salas de aula e outro para os laboratórios de pesquisa – e restaurante universitário.

Português e espanhol

Proposta pelo Ministério da Educação em 2007, a Unila será uma instituição pública federal bilíngue em português e espanhol, com ensino, pesquisa e extensão nas áreas de ciências e humanidades, e terá capacidade para receber 10 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação. Os corpos docente e discente serão formados metade por professores e alunos brasileiros, metade por outros latino-americanos.

O projeto para a criação tramita com urgência no Congresso Nacional. Saúde Pública, Letras, Direito e História são alguns dos cursos que vêm sendo estudados pela Comissão de Implantação da Unila.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]