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Depois de levar a experiência do empreendedorismo a milhares de universitários do Brasil e do exterior, o Desafio Sebrae chega ao Ensino Médio em 2009. Jogo que proporciona ao participante a oportunidade de gestão de uma empresa virtual, o Desafio para o Ensino Médio será realizado em formato piloto no Distrito Federal, provavelmente no segundo semestre do ano.

No Brasil existem 24.131 escolas de Ensino Médio. No Distrito Federal, onde haverá o piloto do jogo, há 180 dessas instituições. A realização do Desafio Sebrae nas escolas terá como objetivo estimular a cultura empreendedora nos jovens do Ensino Médio, grupo que reúne uma faixa etária entre 14 e 18 anos.

Em 2009, o Desafio Sebrae chega a sua décima edição. O jogo é composto de fases virtuais e presenciais em que equipes se enfrentam na gestão de empresas. Embora os negócios sejam virtuais, as tomadas de decisões se baseiam em fatos do mercado e em elementos concretos da gestão empresarial. Vence a equipe que alcançar os melhores resultados.

Enquanto jogam, os estudantes trabalham seus comportamentos empreendedores como a capacidade de tomada de decisões sob pressão e de correr riscos calculados. Os resultados definitivamente contribuem para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes.

"Queremos disseminar valores empreendedores para a garotada. O Brasil tem um grande potencial nesse terreno, mas falta uma cultura do empreendedorismo", afirma Enio Pinto, gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional. "Empreender significa opção de escolha, de você abrir o seu próprio negócio e decidir em que área quer atuar. E nada mais associado ao jovem do que a busca da liberdade", diz.

Carla Virgínia Lima Costa, coordenadora nacional do Desafio Sebrae, informa que, em vez de as inscrições e formação de equipes passarem diretamente pelos estudantes, como ocorre na competição universitária, no Ensino Médio a seleção dos participantes se dará por meio das escolas, com a participação do Sebrae na definição dos critérios. "Pretendemos envolver a direção e os professores na divulgação do empreendedorismo", conta Carla.

Segundo a coordenadora, além da competição, o Sebrae deve incentivar que as escolas promovam palestras sobre temas como abertura de um negócio e tomada de decisões. "Temos a intenção de estimular o protagonismo nos jovens em sua escolha, seja na criação de uma empresa ou na opção por uma profissão", afirma Carla.

Para Carla Virgínia, a experiência de participar do Desafio Sebrae permitirá aos alunos do Ensino Médio a melhor identificação de oportunidades, além de oferecer a eles conceitos sobre planejamento e fundamentos para a criação de um negócio.

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