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O projeto Ler e Pensar, desenvolvido pela Gazeta do Povo e Instituto RPC, reconheceu ontem os professores e secretarias de educação vencedores da 2.ª edição do Concurso Cultural Ler e Pensar. Na categoria "Compromisso Ler e Pensar" foram premiadas as secretarias de Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande e Palmeira. Esses municípios foram reconhecidos por serem os que mais se envolveram com o projeto em 2009. Já os professores foram reconhecidos na categoria "Práticas Pedagógicas Inovadoras de uso do jornal em sala de aula". A disputa foi grande. O concurso envolveu mais de mil professores, beneficiando quase 35 mil alunos.

Professores vencedores

Janisse Córdova da Costa, da Escola Municipal Professor Ger­­mano Paciornik, de Curitiba.

Com o projeto "O time é do meu coração, a violência não!", Janisse utilizou a Gazeta do Povo para promover uma reflexão sobre a violência, incentivando assim a cidadania e contribuindo para a redução dos índices de agressividade entre os alunos. A professora trabalhou com a segunda etapa do Ciclo II e promoveu atividades de leitura, interpretação, dramatização, produção de textos, campanha publicitária, tudo a partir do jornal.

Elenice da Cruz Gonçalves, da Escola Rural Municipal de Santa Bárbara de Cima, de Palmeira.

Trabalhando com alunos do 1.º ano Ensino Fundamental, de maneira lúdica e agradável, Elenice promoveu a leitura, desenvolveu a oralidade e incentivou a reflexão sobre representações presentes no jornal – tudo isso por meio de matérias relativas ao ambiente rural publicadas na Gazeta. Como resultado, percebeu a valorização do meio em que as crianças vivem, conquistou o envolvimento das famílias e, principalmente, promoveu um aprendizado significativo.

Expedita Estevão da Silva, da Escola Municipal Augusto Staben, de Campina Grande do Sul.

Com o objetivo de utilizar a Gazeta do Povo para incentivar a leitura e produção de textos, Expedita conseguiu o que vários professores tentam sem sucesso: promover a sede pelo conhecimento entre seus alunos. E com isso ela também ensinou várias disciplinas e mostrou a importância social do jornal. Entre os principais resultados alcançados, além do interesse pela leitura e melhor produção de textos, está o estímulo à criticidade e participação cidadã dos estudantes.

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