As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira, dia 26 de maio, e vão até o dia 6 de junho. Neste ano de 2025, o Enem tem novidades: volta a valer como forma de certificação de conclusão do ensino médio e pré-inscrição automática para alunos do último ano do ensino médio.
A certificação foi oficializada com a publicação de uma nova portaria (nº 382/2025) pelo Ministério da Educação (MEC), na sexta-feira (23), que também traz outra novidade: a validade do Enem “Declaração Parcial de Proficiência”.
Esta declaração é um documento emitido pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para candidatos que não alcançaram a nota mínima em todas as áreas, mas que demonstraram proficiência em algumas. O recurso permite que o participante não precise repetir o exame completo em edições futuras.
Certificação do Ensino Médio pelo Enem 2025
Para usar o Enem 2025 como forma de certificação do ensino médio, o candidato deve:
- Indicar, no ato da inscrição, a intenção de utilizar o exame para esse fim;
- Ter no mínimo 18 anos completos na data da primeira prova;
- Obter pontuação mínima de 450 pontos em cada área do conhecimento;
- Alcançar pelo menos 500 pontos na redação.
Após o resultado, o participante deve ir a uma unidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou a instituições estaduais conveniadas ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), levando a documentação necessária para solicitar o certificado.
Pré-inscrição automática para rede pública
Outra novidade do Enem 2025 é a pré-inscrição automática para os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas.
Os alunos já estarão previamente cadastrados no sistema e precisarão apenas confirmar os dados na página do Enem e escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Já os estudantes do 1º e 2º ano que desejam fazer aprova, além de pessoas que já concluíram o ensino médio, devem preencher o formulário completo no portal do Enem.
Datas das provas do Enem 2025
As provas objetivas e a redação do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil. No entanto, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o exame será realizado em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP-30 (Conferência do Clima da ONU), que ocorrerá em Belém.
Edital publicado
O edital oficial do Enem 2025 foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira (23), confirmando as mudanças e orientações para os candidatos. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a retomada do Enem como instrumento de certificação reforça o papel do exame como política pública de avaliação e inclusão educacional.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam
Trump sugere que Cuba faça acordo com EUA “antes que seja tarde demais”