• Carregando...
Candidatos tiveram de responder a 90 questões e ainda fazer a redação neste domingo. | Antônio More/Gazeta do Povo
Candidatos tiveram de responder a 90 questões e ainda fazer a redação neste domingo.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Após mais de quatro horas do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os primeiros candidatos começaram a deixar os locais de provas em Curitiba. Na Unibrasil, após 90 questões e uma redação, a palavra mais ouvida foi cansaço. “A redação junto com matemática deixou a prova muito cansativa”, avaliou Mateus Trovão Consetino, 18 anos, que tentará o curso de design na PUCPR.

GALERIA: Veja fotos do segundo dia de provas do Enem em Curitiba.

Caixa Zero: Enem mostra que ódio ao feminismo é ódio à liberdade das mulheres

Leia a matéria completa

Já Liliane Macedo da Silva, 18 anos, avaliou o tema da redação – a violência contra a mulher – como positivo. “Minha argumentação foi na origem desse problema social, que é a educação na infância”, afirmou.

O tema da redação, aliás, agradou também aos homens. Já sabendo das polêmicas nas redes sociais, Lucas Yago Mafrei Lagos, 17, disse que o tema é mais um importante alerta social. “As minorias e as mulheres ainda sofrem com a violência no nosso país e isso é abominável no século XXI”, disse o estudante, que será candidato ao curso de direito na UFPR.

De maneira geral, os alunos que estão deixando a Unibrasil mantêm a opinião de que a prova de química, aplicada no sábado (24) foi a mais difícil do Enem 2015. “A de matemática tinha até umas questões complicadas. Mas a de química realmente foi a mais complexa”, disse Lagos.

Violência contra a mulher é tema da redação do Enem 2015

Leia a matéria completa

Redes sociais

Na internet, o tema da redação foi muito comemorado por grupos feministas. Nas redes sociais, não faltaram mensagens favoráveis à escolha. “A realidade é muito dura, pois neste momento em que milhares de pessoas estão refletindo sobre o tema pra fazer a redação, muitas mulheres estão sendo violentadas, agredidas, estupradas”, postou um grupo.

Para completar em seguida: “uma prova nacional e de grande abrangência funciona como política pública a favor da vida das mulheres!”. “Machistas não passarão! Literalmente hahahaha”, comentou nas redes sociais uma jovem de nome Bianca. Recebendo o complemento de outra chamada Bárbara: “Eu tô com uma sensação tão boa por saber que foi esse tema. E uma ansiedade absurda pra ver os lindos textos que minhas irmãs feministas vão produzir!”.

  • Estudantes chegam para fazer as provas do segundo dia de Enem na UniBrasil.
  • O trânsito na região do Tarumã, onde fica a UniBrasil. era bastante intenso pouco antes do horário de fechamento dos portões.
  • Larrisa de Almeida, 18, está no sexto mês de gestação e veio prestar o Enem para tentar Administracao ou Ciências Contábeis.
  • Estudante teve de pegar uma carona de moto, após esquecer de levar o RG para o segundo dia de prova.
  • Alunos começam a deixar os locais de prova após a maratona do Enem.
  • Saída dos candidatos na Unibrasil, em Curitiba: prova de matemática foi considerada difícil.
  • Violência contra a mulher foi o tema da redação deste ano.
  • Pais e familiares receberam os estudantes após a maratona de dois dias de provas: agora é torcer para tirar uma boa nota.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]