• Carregando...

Às vésperas da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (23) que as provas serão canceladas em dois municípios de Santa Catarina: Taió e Rio do Sul. Segundo a pasta, não foi possível deslocar os candidatos para outro local de prova pois toda a cidade está comprometida pelas inundações. Ao todo, 4.542 candidatos, que estavam distribuídos em cinco escolas, serão afetados.

De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, o MEC está monitorando a situação das enchentes no Sul e Sudeste do país. Nos últimos dias, em 169 municípios o volume de chuvas chegou a 100 milímetros. Contudo, a Defesa Civil avaliou que apenas em Rio do Sul e Taió não há segurança para que os estudantes façam a prova. Com elevação no nível dos rios, a água inundou ruas e atingiu casas. Além disso, as escolas correm o risco de sofrerem danos na estrutura.

Chuvas atingem 91 cidades de SC e afetam mais de 22 mil pessoas

Leia a matéria completa

“Nós lamentamos, mas é uma forma de protegê-los. Não temos segurança de que o rio voltará ao normal. Não faz sentido expor esses estudantes a essas circunstâncias”, declarou Mercadante.

O MEC assegurou que todos os participantes devem ser avisados por SMS, e-mail e telefone sobre o adiamento do exame. O ministro também descartou a possibilidade de haja cancelamentos em outros locais.

“Houve uma trégua de São Pedro com o Enem, estamos num bom momento pois as chuvas estão se deslocando para o Sudeste”.

Com o cancelamento, esses candidatos devem fazer as provas em uma nova ocasião. Segundo o ministro, isso deve ocorrer até a primeira semana de dezembro. Apesar disso, Mercadante garantiu que os candidatos ainda poderão participar dos processos seletivos para concorrer a vagas em universidades federais e particulares como Sisu e Prouni. A nova data do exame será anunciada até a próxima semana.

“A prova vai seguir o mesmo padrão do exame, com o mesmo nível de dificuldade. Não vai haver prejuízo para os candidatos. A correção será feita a tempo”, destacou o ministro.

Curitiba terá frota especial para o fim de semana de Enem

Leia a matéria completa

Nessa terça-feira, em outros onze municípios de Minas Gerais, Amapá, Ceará, Rio Grande do Sul, Pará e Bahia, quase 2,8 mil participantes tiveram os locais de prova transferidos para escolas diferentes das originais por causa de inundações, incêndios e problemas elétricos nos colégios. Mercadante reforçou que nesses lugares o exame está mantido e que os candidatos já foram avisados da alteração. Se houver problemas de deslocamento nesses locais, o MEC vai disponibilizar ônibus para transportar os estudantes.

O ministro reforçou ainda que, onde o exame for aplicado, a Polícia Federal vai acompanhar todo o processo. Ele afirmou que casos de fraude não serão tolerados e quem for pego, pode até responder criminalmente pela irregularidade. Os portões serão fechados às 13h, mas antes de entrar nas salas os participantes passarão por detectores de metais. Ainda assim, o ministro não descarta que ocorram tentativas de burlar a fiscalização.

“Nós estamos preparados. O risco de gente tentando fraudar o concurso existe, não temos segurança de que não vai haver. Mas a qualquer tempo a prova de quem violar as regras pode ser anulada”.

Cartão de confirmação

Faltando um dia para o exame, ministério também divulgou o último balanço que constata que um milhão e 408 mil candidatos ainda não acessaram o cartão de confirmação da prova na internet. O documento, que antes era enviado pelo correio, contém informações sobre o local onde o exame será aplicado. Apesar de 18,2% dos 7,7 milhões de inscritos ainda não terem verificado o cartão, Aloizio Mercadante afirmou que a média é satisfatória.

“Todos os anos o número de participantes é inferior ao número de inscritos, não será diferente este ano. Mas esse número continua crescendo, a participação é bastante expressiva em relação aos outros Enens. Estamos em um excelente ritmo”, disse Mercandante.

O ministro fez ainda um apelo para que os candidatos imprimam o cartão de confirmação e não esqueçam o documento de identidade com foto no dia da prova. Além disso, o ministro lembrou também que os inscritos devem levar em conta o horário de Brasília, já que há quatro fusos horários em vigor no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]