Os espanhóis Ignacio Goñi, Francisco Villaverde e Roberto Ríos em visita à UFPR| Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo

Brasil faz parte de plano espanhol de expansão

Com sede em Pamplona, no norte da Espanha, e outros campi em San Sebastián, Barcelona, Madri e Nova York, a Universidad de Navarra conta hoje com cerca de 60 cursos de graduação e 38 programas de pós-graduação. Fundada em 1952, a universidade encontra-se atualmente entre as 50 melhores universidades do mundo, com 10,2 mil alunos. Metade dos 1,2 mil estudantes de pós-graduação é estrangeira, no entanto, a participação de brasileiros ainda é tímida.

"O Brasil passa a ter uma posição estratégica para a Universidad de Navarra dentro do nosso plano de internacionalização", afirma o diretor corporativo de Programas de Máster, Roberto Cabezas Ríos.

Estudantes brasileiros interessados em estudar na universidade espanhola podem obter mais informações no Setor de Futuros Alunos no site da instituição. A universidade conta com uma equipe de apoio a alunos estrangeiros e também participa de programas de auxílio estudantil.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Programa de ensino vai levar 20 mil estudantes ao exterior, diz presidente

Uma comitiva de professores da universidade espanhola de Navarra esteve no Brasil na última semana para conhecer programas de pós-graduação ligados à área Biossanitária e buscar parcerias com instituições de ensino superior brasileiras. Em Curitiba, a delegação visitou a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e abriu portas para uma série de convênios e parcerias que começam a serem estabelecidos ainda neste semestre.

Publicidade

A mobilidade de estudantes e professores entre as duas universidades e o trabalho conjunto em pesquisas de várias áreas do conhecimento fazem parte da estratégia de internacionalização das duas instituições. "Esse é nosso ponto estratégico e o Brasil é um país atrativo, com boas universidades e muito próspero", afirma o diretor-corporativo de Programas de Máster da Universidad de Navarra, Roberto Cabezas Ríos.

"Estamos em um momento muito forte de internacionalização. A nossa estratégia é ter mais cursos de pós-graduação com nível 6. Para isso, é preciso ter inserção internacional", conta o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. Entre os acordos recentes da universidade paranaense estão a dupla diplomacia em Direito com a universidade italiana de Firenze e em Engenharia Mecânica com a Universidade Tecnológica de Compiègne, da França.

Saúde

A área Biomédica concentra um dos centros de excelência de Navarra, onde destacam-se pesquisas em Química Industrial, Biomedicina e Biodiversidade e Ecossistemas. E é justamente esse um dos campos de interesse em relação à UFPR. Segundo Akel Sobrinho, o convênio com Navarra deve começar com o Setor de Ciências Agrárias e seguir para as áreas de Ciências Biomédicas e Negócios.

"Vimos aqui gente com grande entusiasmo e vontade de trabalhar. Encontramos uma tecnologia interessante e equipes de pesquisa integradas", avalia o decano da Faculdade de Ciências Ignacio López-Goñi. Também fez parte da delegação espanhola o professor do Departamento de Genética Francisco Javier Villaverde.

Publicidade