• Carregando...

Com a proximidade dos vestibulares de inverno - realizados no meio do ano, muitos estudantes ainda não sabem por qual curso optar. Além da indecisão, questões como mercado saturado, pouco retorno financeiro e remotas chances de ingressar no mercado de trabalho são recorrentes e decisivas preocupações na hora de escolher uma profissão.

Pensando nessas verdadeiras angústias que antecedem a escolha, três profissionais de atuantes empresas de colocação de trabalhadores do Paraná dão algumas importantes dicas sobre quais são as profissões que estão em alta no mercado. Se você ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir, fique atento aos conselhos.

AmbientalO curso que está na moda e com grande procura de profissionais, por parte das empresas, é o de Engenharia Ambiental. Quem afirma é Denise Bruno, diretora executiva da filial da Manager Curitiba. "Com o Protocolo de Kioto de volta as discussões internacionais, o curso está em alta e o mercado deve absorver graduados nesta área", aconselha Denise.

Para quem não está por dentro do assunto, o Protocolo foi adotado numa reunião realizada na cidade japonesa de Kyoto em 1997. Na conferência ficou decidido, por consenso, de adotar-se um Protocolo segundo o qual os países industrializados reduziriam suas emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990 até o período entre 2008 e 2012. O Brasil, neste ano, foi um dos países que ratificaram o Protocolo.

Engenharia Ambiental também está na lista de Cristian Ney Gomes, diretor comercial da GlobalHunters. "As empresas estão cada vez mais interadas na responsabilidade com o meio ambiente, se faz necessário agora na indústria, a presença de engenheiros especializados na parte Ambiental". A média salarial do curso, ainda segundo Cristian, é de R$ 2.100,00 mensais.

ComercialOutra área que está em alta no mercado é a Comercial. Das mais de 14 mil vagas disponíveis no site da Catho no Paraná, 63,7% - pouco mais de 8.900 vagas, correspondem a esta área. As informações são do diretor executivo do grupo, Sérgio S. Cesarino. "A área que mais contrata em todas as empresas é a Comercial, mais que todas as outras juntas e o setor que mais cresce é o de Serviços", afirma. Cesarino ainda esclarece quais os caminhos a seguir. "Inclui-se na área Comercial não só o Departamento de Vendas, mas outras áreas como Marketing, Comunicação com o Mercado, After Market, Desenvolvimento de Produtos e Administração de Vendas".

AdministraçãoCom média salarial em torno de R$ 2.800,00 por mês, Comércio Exterior, uma das ciências da Administração, é outra boa pedida como profissão de sucesso para o futuro. Para Gomes "o incentivo à exportação é um importante agravante para expansão da área. Os profissionais de comércio exterior também são muito procurados para atuarem na logística", informa.

Crescimento da importação e exportação no país é a explicação de Denise, da Manager Curitiba, para citar o curso de Relações Internacionais, como um bom destino para os vestibulandos. Ela, além de Comércio Exterior, também destaca o curso de Economia. Para a diretora executiva da filial, "hoje as empresas buscam profissionais mais estrategistas e capazes de, quando solicitados, darem consultoria sobre possíveis investimentos no mercado de ações".

EngenhariaAlém da Engenharia Ambiental, outra destacada pelo diretor comercial da GlobalHunters é a Mecatrônica. Segundo Gomes, "hoje o mercado tem carências destes profissionais. A necessidade de se entender de eletrônica e mecânica levou ao surgimento deste curso, que está em franco crescimento", alerta.

Denise inclui na lista de profissões "da moda" o curso de Engenharia Mecânica e explica que "as novas tecnologias chegaram ao setor maquinário nas indústrias em geral, não somente na automobilística. É importante enfocar a Segurança do Trabalho, uma área que está se expandindo rapidamente".

InformáticaPara encerrar, como não podia deixar de ser, o setor de Tecnologia da Informação, crescente desde o início da década de 90, ainda está com fôlego e é uma das profissões que o mercado demanda.

AlertaUma posição unânime entre os três profissionais entrevistados é a necessidade de um bom conhecimento em línguas. O inglês e o espanhol, segundo eles, são de supra importância para ingressar no competitivo mercado de trabalho.

Cesarino aconselha que "os estudantes devam seguir as carreiras que mais se identifiquem, sem a preocupação de adivinhar no momento quais serão as carreiras do futuro. Sempre haverá espaço para os profissionais que são "feras" em determinado assunto", conclui.

Veja ainda quais são as pós-graduações que estão em alta no mercado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]