• Carregando...

O estado do Paraná e o Ministério da Educação (MEC) divergem sobre os números de investimentos solicitados para o ensino profissionalizante em 2009. De acordo com o levantamento divulgado durante o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnoló­gica, o estado do Paraná solicitou R$ 48,3 milhões para a reforma e ampliação de 14 escolas e aquisição de recursos pedagógicos.

A chefe do Departamento de Educação Profissional e Trabalho da Secretaria de Estado de Educação (Seed), Sandra Garcia, afirma que o estado solicitou mais de R$ 100 milhões para o ano de 2009, o que inclui a construção de mais oito novas escolas. "Estes números ainda estão sendo fechados porque não acabou o prazo de entrega dos projetos para os estados. Não tem como fazer uma previsão", diz Sandra.

Para o diretor de Articulação e Projetos Especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecno­lógica do MEC, Gleisson Rubin, o Paraná atrasou para resolver problemas técnicos dos convênios realizados em 2008. "Eles levaram mais de dez meses para resolver as pendências até que pudéssemos liberar os recursos", diz.

Já Sandra contesta as informações e afirma que o ministério se atrasou na entrega dos projetos de arquitetura e engenharia para as escolas, que só ocorreu em setembro. A representante da Seed ainda informa que solicitou recursos para a construção de oito escolas novas em 2008 nas cidades de Assaí, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Cianorte, Pitanga, Ibaiti, Terra Roxa e Laranjeiras do Sul. Outras 11 escolas em Manoel Ribas, Francisco Beltrão, Curitiba, Guarapuava, Lapa, Londrina e Cascavel serão reformadas. Juntas, estas obras irão beneficiar 12 mil alunos. Em Curitiba serão reformados os colégios estaduais Profisionalizante e o Loureiro Fernandes.

Para 2009, Sandra explica que o governo do estado pleiteou a construção de oito novas escolas em Londrina, Ibiporã, Bandei­rantes, Campo Largo, Maringá, Media­neira e Diamante do Norte. A solicitação de recursos ainda inclui reformas em mais 14 escolas. "O nosso projeto está correndo em parceira com os arranjos produtivos locais. Cada região do estado esta recebendo cursos de acordo com suas realidades prioritárias", afirma.

O Paraná foi o primeiro estado do país a retomar o ensino médio integrado ao profissionalizante, em 2004. Desde então, a rede estadual passou a atender de 13 mil a 80 mil alunos nesta modalidade de ensino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]