i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
ensino superior

Estudantes reclamam de demora na liberação do Fies

Pelo programa, governo paga faculdade e estudante quita depois de formado. Usuários alegam que acesso ao crédito está difícil

  • PorG1/Globo.com
  • 23/08/2010 17:37

As faculdades particulares no Brasil têm quase três vezes mais alunos do que as públicas, segundo o Ministério da Educação. São 4,2 milhões de alunos nas particulares contra 1,5 milhão nas públicas.

Nas particulares uma parte dos estudantes recebe financiamento do governo federal para pagar as mensalidades. No entanto, muitos alunos têm reclamado da demora para conseguir o benefício. O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) existe desde 1999. O governo paga a faculdade particular e o estudante quita a dívida depois, já formado.

Este ano a procura aumentou já que as condições estão mais facilitadas. Os juros diminuíram para 3,4% ao ano e o valor do financiamento aumentou para até 100% do valor da mensalidade. Mas estudantes de faculdades particulares reclamam que o acesso ao crédito está difícil.

A secretária Larissa Costa, de 19 anos, foi aprovada para o curso de psicologia, mas seu salário é menor que a mensalidade do curso. "Eu entreguei os documentos na faculdade, mas até agora não recebi a declaração de regularidade da inscrição", diz.

O estudante de informática Felipe Ferreira culpa a burocracia por não conseguir o financiamento. "Eu perdi mais ou menos quatro dias indo ao banco."

O Ministério da Educação nega que haja atrasos na liberação dos financiamentos e informa que só este ano já foram feitos 44 mil novos contratos.

O Sindicato das Faculdades Particulares de São Paulo afirma que mais de 60% das entidades do país enfrentam problemas com o Fies.

"A questão está mais relacionada com a falta de agilidade desse sistema que ainda não está totalmente redondo em termos de cruzamento de informações com as instituições", afirma Gilberto Couto, do Sindicato das Entidades de Ensino Superior do Rio de Janeiro.

A Caixa Econômica Federal informou que não há atraso no financiamento.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.