• Carregando...

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, o governo brasileiro ampliou em 34% o volume de recursos repassados para as instituições federais de ensino superior de 2004 para 2005. Para o secretário executivo do MEC, Fernando Haddad, o governo poderá planejar a distribuição das verbas para a educação. "Agora, os repasses serão feitos sem contingenciamentos do orçamento para todo o sistema", explicou. O orçamento do MEC para este ano deve ficar em R$ 7,7 bilhões.

Segundo o secretário executivo do MEC, o primeiro ato do governo atual foi sanear financeiramente o sistema. "Todas as dívidas herdadas foram saldadas, praticamente não há mais débitos com contas de energia elétrica e de manutenção", disse.

Com mais dinheiro e a programação orçamentária, as instituições federais de ensino superior poderão prever seus gastos com custeio e investimento a partir de 2005. O MEC destinou R$ 78 milhões do orçamento deste ano para a criação de 13 novas unidades acadêmicas. Quando totalmente implantadas, essas instituições vão atender 50 mil novos estudantes universitários.

Quanto à falta de cerca de dez mil professores nas universidades federais, Fernando Haddad informou que o MEC já autorizou a contratação, até o final deste ano, de cinco mil docentes. "Até 2006 teremos autorizado nove mil contratações", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]