Construção de creche inacabada em Gravataí, no Rio Grande do Sul.| Foto: ONG Transparência

O Diário Oficial da União (DOU) publicou decreto presidencial que determina a realização de estudos de viabilidade e de alternativas de parcerias com a iniciativa privada para construção, modernização e operação de estabelecimentos da rede pública de educação infantil dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Os estudos, porém, terão por finalidade a estruturação apenas de projetos pilotos, “cuja seleção será definida em ato do Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimento da Casa Civil da Presidência da República”.

CARREGANDO :)

No Brasil, segundo levantamento de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas famílias brasileiras responsáveis por 6,7 milhões de crianças de 0 a 3 anos fora das creches, 61,8% tinham interesse em conseguir uma vaga nessas instituições. Ao mesmo tempo, o país tem 1.085 obras de escolas e creches paralisadas, segundo o Sistema de Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC).

A intenção do governo de conceder creches públicas à iniciativa privada foi anunciada em agosto pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Também em agosto, a secretária especial do Programa de Parcerias e Investimentos, Martha Seillier, explicou que, na falta de recursos públicos para finalizar esses empreendimentos, a ideia é atrair um parceiro para acabar as obras, tocar a operação das creches e ofertar as vagas.

Publicidade

Caberia ao governo comprar parte dessas vagas, como compensação aos investimentos feitos, e redistribuí-las à sociedade.

Leia também: O que são as escolas charter e por que você gostaria de ter uma perto de você