• Carregando...

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O prazo, que vencia no dia 2 , foi estendido até 14 de novembro. O Fies é destinado a estudantes da graduação no ensino superior que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, desde 1999, o programa financia até 100% das mensalidades e o estudante começa a pagar a dívida após a formatura.

O prazo foi prorrogado várias vezes no último mês, e a nova data agora coincide com o prazo que os alunos com bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm para assinar contrato de financiamento com a Caixa Econômica. Para os bolsitas do ProUni o prazo havia encerrado em 10 de outubro, mas foi adiado em função da greve bancária.

O processo de inscrição é feito via internet, na página do programa. Podem se candidatar a uma vaga, alunos regularmente matriculados em cursos de graduação particulares, oferecidos por instituições que tenham aderido ao Fies. A taxa de juros do Fies é fixa: de 3,5% ao ano para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e tecnológicos e de 6,5% ao ano para as demais graduações.

A primeira fase, chamada de pré-inscrição, só é finalizada depois que o aluno confirma seus dados via e-mail, o que deve ser feito até o dia 14. Entre os dias 15 e 16 de novembro os candidatos finalizam a inscrição e no dia 17 do mesmo mês será divulgada a lista dos candidatos inscritos no processos seletivo. Em dezembro, entre os dias 1° e 19, os selecionados em primeira chamada serão convocadas para uma entrevista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]