• Carregando...

A Escola Superior Sul Americana de Cinema e TV (CineTVParaná) deve iniciar suas atividades em agosto, como divulgou a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nesta sexta-feira (24). Na última quarta-feira (22), o governo estadual autorizou a implantação do Curso Superior de Cinema e Televisão que vai funcionar junto à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), sob coordenação geral da atriz Íttala Nandi.

Os interessados poderão se inscrever para o vestibular no período de 4 a 15 de julho próximo. As inscrições deverão ser feitas na FAP, que fica na rua dos Funcionários, nº 1537, Cabral. A primeira turma deverá ter 30 alunos, sendo que 10 vagas serão reservadas para estudantes de fora do Paraná e de outros países.

A sede da CineTVParaná atualmente está sendo construída em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Além das salas de aula, a escola terá dois espaços para apresentações teatrais - um fechado e o outro ao ar livre - e um circo. Para Íttala Nandi, a central de produção será a área mais importante da escola. Lá os alunos irão aprender a fazer cinema em parceria com produtores paranaenses e de outros estados.

Pólo

A coordenadora acredita que o Paraná vai se tornar um pólo de cinema. Íttala pretende formar um corpo docente de alta qualidade e experiência, incluindo professores convidados de toda a América Latina. Entre estes, Íttala cita o diretor argentino Fernando Solanas e o norte-americano Francis Ford Coppola, com quem ela já trabalhou na Escola Cubana de Cinema. A atriz tem experiência na área, pois coordenou por nove anos o curso de artes cênicas da UniverCidade, no Rio de Janeiro.

A inauguração da CineTVParaná deve ter uma programação especial, que inclui mostra de cinco longas-metragens, 18 curtas-metragens e seis filmes do Cinema Novo. Está prevista ainda a Mostra de Cinema Latino Americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]