Imagens gravadas pelo circuito interno de segurança de um colégio público em Volta Redonda, no Sul Fluminense, Rio de Janeiro, mostram jovens brigando na porta da escola.

CARREGANDO :)

Na imagens, um grupo de estudantes do lado de fora da escola espera a hora do intervalo para brigar. Um rapaz de camisa vermelha pega um objeto do chão. Em seguida começa a confusão. Alunos e professores tentam fugir.

As imagens ainda mostram um jovem de camisa branca jogando uma pedra antes de correr atrás do grupo rival.

Publicidade

Adolescentes apreendidos

Desde que começou o ano letivo, as brigas têm acontecido no intervalo das aulas. Em sete dias, a Guarda Municipal recebeu mais de 35 denúncias de violência. Só na semana passada, 15 adolescentes foram apreendidos por estarem envolvidos em brigas. Todos tinham entre 13 e 16 anos.

Para tentar coibir as brigas, a Guarda Municipal reforçou a segurança nas portas das escolas. "Pela manhã e entre 12h e 13h, nosso efetivo será destinado para a porta das escolas, para dar fluidez ao trânsito e garantir a segurança", aponta Henrique Barbosa, da Guarda Municipal.

Para o conselheiro tutelar Fábio Carvalho, a solução pode estar em casa. "Procurar ir à escola uma vez por semana, olhar a mochila antes do filho sair de casa, conversar com o filho. Se tiver dificuldade, procure o conselho tutelar", disse.

Uma jovem pretende voltar a estudar, mas está assustada com o aumento da violência. "Tenho dois filhos. E se eu vier para a escola e tiver uma briga? Posso não voltar para casa", diz.

Publicidade

A produção do Bom Dia Rio não conseguiu entrar em contato com a Secretaria de Educação de Volta Redonda para saber quais providências estão sendo tomadas para reprimir a violência nas escolas.

Veja também
  • Mensagem de texto em sala de aula leva jovem à polícia