A atividade desenvolvida pela professora Sonia Domingues com seus alunos de 4ª série da Escola Municipal Paulo Freire, em Curitiba, está entre os cases do livro| Foto: Divulgação

Já está no prelo o primeiro livro do projeto Ler e Pensar: leitura e práticas pedagógicas que utilizam o jornal em sala de aula.

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Dividido em capítulos que tratam de temas como Leitura e Alfabetização e Práticas e Leitura no Ensino Fundamental, a obra aborda não só as propostas e aspectos táticos adotados pelos professores, mas também os impactos destas práticas no desempenho escolar, social e motivacional dos alunos atendidos.

Com lançamento previsto para outubro, os conteúdos do livro estão fundamentados em ensaios produzidos por renomados educadores paranaenses cuja vida acadêmica tem sido dedicada à pesquisa sobre a leitura e a importância de aproximar os conteúdos escolares da realidade dos alunos. Relacionado a esses ensaios estão práticas de professores que utilizam o jornal em suas aulas para promover a leitura, formação crítica e estimular o aprendizado entre seus estudantes.

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Além do livro, o Ler e Pensar prevê a divulgação das melhores práticas pedagógicas de uso do jornal em sala de aula em um boletim de leitura distribuído quinzenalmente aos professores e, desde 2008, a premiação dos destaques.

A produção deste primeiro livro conta com o apoio do Minis­tério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e baliza o nível de maturidade do projeto, em atividade desde 1999. Em mais de dez anos o projeto Ler e Pensar, da Gazeta do Povo, já atendeu quase 10 mil professores e mais de 500 mil alunos de escolas públicas e privadas do Paraná.